A Unilever-JM subiu em Maio à liderança da tabela publicitária, de acordo com os dados a preços de tabela da MediaMonitor, com um share of voice de 3,6 por cento face ao total do mercado publicitário e de 9,6 por cento relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.
A Vodafone Telecel ocupou ao segundo lugar, com um share of voice de 2,9 por cento face ao total do mercado publicitário e de 7,9 por cento face ao total dos 20 mais.
A Modelo Continente também subiu, para o terceiro lugar, com 2,7 por cento do total e 7,4 por cento dos 20 maiores anunciantes de Maio.
Em Maio, os anunciantes portugueses colocaram mais de 2,3 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor esteve 3,1 por cento acima do mês precedente.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 37,2 por cento do valor publicitário registado, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontram-se seis empresas da área do grande consumo, cinco das telecomunicações, quatro do sector financeiro, duas das bebidas, uma da distribuição, precisamente a Modelo Continente, e duas de outros sectores.
Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão, para onde canalizaram 86,9 por cento dos seus budgets.