A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos celebrou novas parcerias com sistemas de gestão de resíduos para a constituição de 13 novos locais de recepção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), nos distritos de Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Santarém e Porto.
Com estas novas adesões, a Amb3E passa a contabilizar, nesta altura, mais de 200 locais de recepção de REEE em todo o país.
Com a parceria entre a Amb3E e a Tratolixo – Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, os habitantes do distrito de Lisboa podem, a partir de agora, entregar os seus REEE em São Domingos de Rana e Ericeira, acumulando este distrito 13 locais de recepção. Em Setúbal, a parceria com a Amarsul permitiu o alargamento da rede neste distrito para 11 locais de recepção, situados em Ermidas do Sado, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Setúbal e agora também no Seixal e em Palmela. Em Castelo Branco, através da parceria com a Associação de Municípios da Raia do Pinhal, a Amb3E reúne agora um total de 12 locais de recepção, distribuídos pelos concelhos de Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila Velha de Ródão e Castelo Branco. Ainda na zona Centro do país, Santarém aumenta também a sua abrangência com um novo centro em Abrantes, juntando-se aos restantes 14 locais de recepção já disponíveis neste distrito. A zona do Grande Porto passa a ser servida por um conjunto de 11 locais, com a abertura de um novo na Póvoa do Varzim.
Estes novos locais estão preparadas para receber todos os fluxos de REEE, desde grandes equipamentos a equipamentos de arrefecimento e refrigeração, equipamentos diversos, lâmpadas, monitores e aparelhos de televisão.
De forma a reforçar a comunicação e sensibilização aos consumidores, a equipa Electro-Tocados da Amb3E vai percorrer a zona de Lisboa até ao final do mês de Junho e o concelho de Gaia até ao final de Julho. A equipa Electro-Tocados desloca-se porta-a-porta, informando e sensibilizando as pessoas para a prática do correcto encaminhamento dos REEE. Além da distribuição de informação, a equipa Electro-Tocados presta informação sobre os locais de recepção da Amb3E mais próximos e onde, gratuitamente, podem ser entregues os velhos EEE.
Durante as visitas da equipa Electro-Tocados, os consumidores são ainda alertados para o facto de poderem entregar o seu velho equipamento na loja onde adquirem o novo, desde que se trate de um EEE idêntico na sua funcionalidade e número. No caso de não se encontrar ninguém em casa, é deixado, sob a forma de um pendurante na porta, informação sobre a Amb3E e os locais de recepção existentes na área de residência correspondente.
Mais informações sobre as moradas e período de funcionamento dos centros de recepção da Amb3E podem ser encontradas no site www.amb3e.pt ou através da linha verde 800 262 333.