Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Priberam na short-list Eurostars
2008-06-25

A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, de ferramentas de informação jurídica e de tecnologia para motores de pesquisa, é uma das três empresas proponentes do projecto OpenSem, que ficou em sétimo lugar na avaliação do programa Eurostars.

O OpenSem foi um dos 133 projectos avaliados positivamente pelo painel do programa recentemente lançado pela iniciativa Eureka e pela Comissão Europeia, para apoiar a investigação nas PME europeias de alta tecnologia. Entre os projectos em que participam empresas portuguesas, o OpenSem foi o que obteve a melhor classificação, tendo pois garantido o seu co-financiamento pelo Eurostars.

Para Carlos Amaral, administrador da Priberam, “este projecto será uma extensão lógica do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e uma oportunidade para trabalhar com a Exalead, uma das empresas europeias líderes na área dos motores de pesquisa, com a qual poderemos partilhar experiências e entrar em novos mercados”.

Os projectos Eurostars são financiados conjuntamente pelos Estados-membros da Eureka e pela Comissão Europeia num total de 400 milhões de euros.

O projecto em que a Priberam participa tem como objectivo potenciar a utilização das tecnologias da Web semântica, também designada por Web 3.0, para melhorar a experiência dos utilizadores da Web. O promotor e coordenador do projecto será a empresa francesa Exalead, número um europeu em termos de pesquisa na Web e número dois em termos de pesquisa empresarial. A terceira empresa, também francesa, já participou com a Priberam em dois outros projectos de investigação co-financiados pela Comissão Europeia na área dos motores de pesquisa.

As ideias que deram origem ao projecto OpenSem resultam de uma análise que os participantes partilham acerca da Web, o seu futuro, a forma como as pessoas a utilizam e das dificuldades técnicas em disponibilizar formas de explorar todo o seu potencial.

O OpenSem terá a duração de dois anos e um orçamento de 1,6 milhões de euros estando o seu início previsto para o próximo mês de Julho.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos