A McIntosh apresenta um produto de alta tecnologia pensado para reproduzir discos de vinil.
Tal como acontece com todos os outros equipamentos da marca, o gira-discos MT-10 é imediatamente reconhecível como fazendo parte da família McIntosh, não se parecendo com nenhum outro aparelho do mesmo género.
Mas não é apenas ao nível do design que o MT-10 se afasta da concorrência. Enquanto os gira-discos desta gama de preços requerem dos seus proprietários uma grande dose de empenhamento e paciência na sua afinação, o McIntosh MT-10 vem equipado de origem com uma cabeça tipo MC de alta qualidade, o que permite que também o seu braço venha já afinado com os parâmetros ideais relativos a aspectos como o peso e a resistência anti-deslizamento (anti-skating).
Tudo o que o proprietário de um MT-10 tem a fazer é retirá-lo da caixa, ligá-lo e começar a desfrutar da sua colecção de música em suporte analógico.
O design do MT-10 é 100 por cento McIntosh, incluindo um painel frontal que lembra os amplificadores e outros equipamentos da marca, onde nem falta um indicador de agulha, tipo vuímetro, neste caso usado para indicar a velocidade de rotação do prato ( 33, 45 ou até mesmo 78 rotações). O suporte aos discos de 78 rpm é outra singularidade no mundo dos gira-discos high-end.
A McIntosh demorou vários anos a projectar este MT-10, tendo usado abordagens inovadoras na procura de soluções para os principais problemas da reprodução analógica de discos. Uma das soluções surge de forma aparente no espectacular prato de acrílico com 6,35 centímetros de altura e 5,5 quilogramas de peso, o qual é instalado sobre um chassis de aço inoxidável, uma conjugação de materiais diferentes para eliminar todas e quaisquer vibrações que possam interferir com a reprodução.
Como se isso não bastasse, o prato roda sobre um sistema magnético de rolamentos o que permite ao sistema girar de forma isenta de fricção mecânica.
O McIntosh MT-10 está já disponível em Portugal, por encomenda. O preço, a definir, será inferior aos dez mil euros “um valor muito abaixo de produtos concorrentes neste nível de qualidade”, de acordo com o representante da Videoacústica, importador da marca para Portugal.