Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Conheça as medidas para evitar o “colapso” na actual incerteza económica e social global
2008-05-07

Um clássico momento “Minsky”, citação do adágio do norte-americano Hyman Minsky, em que “o êxito produz o excesso e o excesso gera o colapso”. É desta forma que Martin Wolf, comentador do Financial Times, define a situação económica actual.

A actual incerteza económica e social global é uma grande fonte de oportunidades para os retalhistas que apresentem estratégias robustas e decisivas, para responder à revolução que se tem vindo a assistir no comportamento do consumidor. Face ao caos em que o mundo está mergulhado, os retalhistas que souberem servir de farol têm nas suas mãos a chave para prosperar durante as épocas de incerteza.

O retalho mundial está a passar por uma verdadeira revolução, em que o consumidor é soberano e cada vez mais exigente. Quer tudo disponível para hoje, a qualquer hora e em todos os canais e formatos, o que torna o multi-formato “obrigatório”. Os que ficarem presos ao passado vão desaparecer.

Criam-se, assim, novos conceitos e formatos de venda, que se complementam entre si para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, pois o consumidor passou a ter um novo ritual de “Play Shopping”, onde a loja passa a ser um ponto de encontro de novas comunidades com interesses comuns.

Estas são algumas das conclusões do World Retail Congress (WRC) 2008, tema ao qual a Revismarket dedicou o artigo de destaque da edição impressa . Leia o avanço em Tendências do Retalho Internacional e o desenvolvimento na revista que chegará ainda esta semana.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos