Em Abril de 2006, a Samsung lançou o programa STAR – Samsung Takeback and Recycle, em 16 países europeus, incluindo Portugal.
No âmbito deste programa, empresas e consumidores individuais podem facilmente devolver cartuchos usados, uma vez que a logística de devolução e reciclagem são gratuitas para os clientes da Samsung.
Passados dois anos, esta iniciativa ultrapassou os 200 mil cartuchos reciclados, incluindo toners, impressoras laser, fax e impressoras multifuncionais fabricadas pela marca coreana, o equivalente a 280 mil quilos em caixas e embalagens. “O programa STAR tem evoluído enquadrado na filosofia de 'Gestão Verde' da Samsung. Desde o início que se têm aperfeiçoado processos e métodos para minimizar as actividades com impacto ambiental negativo, nomeadamente ao nível da eliminação de substâncias potencialmente perigosas e da reutilização de recursos materiais, em particular dos consumíveis electrónicos,” explica José Ferreira, director da Divisão de IS da Samsung Electrónica Portuguesa.
O programa STAR impede a contaminação de lixeiras ou incineradores, ao desviar os consumíveis de impressoras Samsung do fluxo de resíduos e reciclando cada consumível, transformando-o novamente em plástico, metal e outros materiais que podem ser reutilizados. O sucesso desta iniciativa permite à Samsung aumentar o número de países onde é possível devolver cartuchos para reciclagem e também desenvolver soluções para utilizadores de grandes volumes. Este programa decorre actualmente em países europeus com a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.