A Laço, a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Sistemas Municipais (SMAUT) anunciaram ontem, dia 16 de Abril, em conferência de imprensa “2 causas por 1 causa”, uma iniciativa que junta a reciclagem à prevenção do cancro da mama.
O objectivo desta parceria é, com um mesmo gesto, ajudar o ambiente e todas as mulheres portuguesas. "As mulheres são as mais preocupadas com as questões ambientais e as directamente visadas na prevenção do cancro da mama. Faz todo o sentido unir as duas causas e contribuir para aumentar o número de mulheres portuguesas que tem acesso ao rastreio", explica Luís Veiga Martins, director geral da SPV.
A contribuição da reciclagem na prevenção do cancro da mama consiste em doar 1,5 euros por tonelada de embalagens recicladas em 2008, provenientes da recolha selectiva, nos ecopontos e porta-à-porta. Para esta causa todas as embalagens contam, inlcuindoi metal, plástico, papel/cartão e vidro. O valor angariado destina-se à aquisição de duas novas unidades de rastreio móvel, no valor de 390 mil euros, que irão permitir fazer o rastreio a mais 20 mil mulheres anualmente. "Até à data, contamos já com a participação de 23 concelhos, incluídos em quatro sistemas, correspondendo a mais de um terço da população," informa Luís Veiga Martins.
Ana Bola, Anna Westerlund, Fátima Belo, Mafalda Matos, presente no evento, Rita Ferro Rodrigues, Tânia Ribas de Oliveira, Teresa Ovídio, Sónia Araújo e Susana Mendes juntaram-se a esta causa e são as protagonistas da campanha de televisão que irá para o ar a partir de dia 21 de Abril até Setembro. À semelhança das anteriores, a campanha foi desenvolvida pela TBWA, tendo a produção ficado a cargo da Show Off Films.
As duas versões de 30 segundos poderão ser vistas nos canais generalistas RTP (1 e 2), RTP Açores e RTP Madeira, TVI e nos canais cabo SIC Mulher, SIC Notícias, AXN e FOX. Para o cinema foi produzida uma versão de 50 segundos, a exibir nas salas Lusomundo, estando ainda prevista uma campanha de imprensa.