"A actual incerteza da economia global e social é uma grande oportunidade para os retalhistas que, com uma forte e decisiva estratágia, podem responder à revolução dos hábitos dos consumidores". Esta foi a principal mensagem do congresso que terminou hoje, às 14 horas, no CCI B International Conference Centre, em Barcelona.
Mais de cem líderes do comércio mundial, insígnias como a Tesco, Carrefour, IKEA, Alshaya e Best Buy, debateram as novas tendências do retalho. Todos concordam que o comércio tem de superar as expectativas do consumidor e que a loja deixou de ser um local de compra, para passar a ser um local de experiências positivas.
Como gerir os multi-formatos, satisfazer as expectativas do consumior de hoje e superar as expectativas do de amanhã e o crescimento do mercado aspiracional foram alguns dos temas de maior interesse.
A inovação, localização globalizada, a mobile net e a sustentabilidade foram também focadas com exemplos reais pelos oradores do WCR. Os mercados emergentes e as mudanças do consumidor americano aportam uma nova perspectiva de estratégias vencedoras. O congresso terminou com um interessante debate entre vários empreendedores que definiram, entre eles, as principais características para o sucesso de uma ideia.
Leia o desenvolvimento nas proximas edições impressas da Rm-Revismarket.