Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Univeler Jerónimo Martins reúne parceiros no Palácio da Ajuda
2008-03-28

Para assinalar um ano histórico e carregado de efemérides, a Unilever Jerónimo Martins reuniu na noite passada, dia 27 de Março, os seus parceiros de negócio no Encontro Anual. Os responsáveis da organização juntaram-se aos parceiros das marcas e insígnias de distribuição, sendo de realçar a presença de algumas caras que, apesar de já retiradas da actividade, fizeram parte do sector nestes longos anos de parcerias.

No Palácio da Ajuda, assinalaram-se, entre outros marcos, 35 anos de colocação à venda em Portugal do primeiro detergente para lavagem mecânica de loiça e 15 anos do serviço de demonstração de máquinas de lavar (SDML) e avançaram-se as estratégias que a empresa vai continuar a seguir em 2008, para manter a sua liderança no mercado português, consolidada com uma quota de 17 por cento no mercado de limpeza caseira e higiene e beleza.

Segundo Pedro Casquinha, director da divisão de HPC, 2007 não foi um ano de mudança progressiva, mas de ruptura, e modificou a face do retalho alimentar em Portugal. As famílias, com um "budget" cada vez mais curto, afastam-se dos bens básicos e, em alguns mercados, demonstram uma hiper sensibilidade ao preço. Por outro lado, a consolidação do sector do retalho alimentar reflecte-se no desaparecimento dos canais tradicionais, como as mercearias e os livre-serviços. "Só nos últimos cinco anos, desapareceram cinco mil destes pontos de venda".

Face a este cenário, a Unilever Jerónimo Martins reitera, mesmo assim, a ambição de ser número um, em Portugal, nos mercados estratégicos de limpeza caseira e higiene e beleza. "Não há mercados maduros, apenas gestores desinteressados", defende Pedro Casquinha, salientando que as empresas têm por missão procurar novos segmentos em crescimento e alargar a área de influência das suas marcas. "Em 2008, o nosso objectivo é modernizar o 'core'", explica o gestor. O caminho a seguir implica explorar nichos em crescimento, por um lado, e continuar a apostar em parcerias estratégicas, com empresas como as que reuniu na noite passada, desenvolvendo iniciativas com maior impacto e estratégias comuns.

Antes do jantar, com a sala do trono mesmo ali ao lado, houve ainda tempo por uma viagem pela História, conduzida por Mário Rui Calvinho. Do Palácio da Ajuda, a Jerónimo Martins e aos parceiros presentes no Encontro, assinalaram-se alguns dos momentos mais marcantes, como os 100 anos que a Hoover comemora em 2008 ou os 75 anos da fundação da Manuel J Monteiro.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket e veja as imagens no Banco de imagens.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos