Qual o balanço de 2007
Quais as previsões para 2008?
Para responder a estas perguntas, a Revismarket pediu o parecer da distribuição para o artigo de destaque da primeira edição do ano que, uma vez mais, mostrou o seu dinamismo comunicando os objectivos para o próximo ano. Inovação, expansão nacional com abertura de novas lojas, implementação de canais de venda alternativos, novas áreas de negócio, expansão internacional, são algumas das metas traçadas pela distribuição para 2008.
2007 não foi um ano famoso e o cenário deverá repetir-se em 2008. Os portugueses andam de carteira vazia, com a confiança reduzida ao mínimo, sem poder de compra e endividados até “à raiz dos cabelos”. O desemprego continua a aumentar, o petróleo e as taxas de juro a subir e todos têm medo do “papão” chamado recessão. Mas, apesar das reservas e cautelas, o sector da distribuição continua a ser um dos motores da economia portuguesa. Ao pessimismo, estes profissionais contrapõem com o dinamismo que imprimem à sua actividade, traçando metas ambiciosas e falando a linguagem do crescimento, investimento e expansão. Não prometem receitas milagrosas, mas a resolução de algumas questões poderia desobstruir alguns dos entraves ao crescimento do país.
Sem ter a pretensão de fazer previsões, esperamos que este trabalho sirva de base de consulta para o ano que começou.
Conheça o resumo deste trabalho em Adeus 2007! Que tal 2008? e leia o artigo na edição impressa que chegará ao mercado na próxima semana