O Pingo Doce, insígnia de supermercados do grupo Jerónimo Martins, disponibiliza aos seus clientes, desde final de Maio, um novo programa de receitas mediterrânicas, organizado em folhetos que, com uma forte componente gráfica e informativa, oferece duas novas receitas mediterrânicas em cada quinzena, alertando para os benefícios deste tipo de dieta, que já provou prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e alguns tipos de cancro.
Tratam-se de receitas práticas, adequadas à rotina de todos os dias, baseadas em pratos mediterrânicos nacionais ou internacionais, destinadas a quatro pessoas. Incluem informação sobre o tempo de preparação de cada prato, lista de ingredientes e informação nutricional por dose. Esta informação é complementada com um guia comparativo de Doses Diárias Recomendadas (DDR) pensadas para uma dieta de 2.200 calorias.
Os folhetos oferecem também sugestões e curiosidades sobre alguns dos produtos utilizados, bem como recomendações gerais no âmbito do padrão de vida mediterrânico. Esporadicamente são lançados folhetos destinados a dias de festa, devidamente identificados, com receitas mais ricas em açúcar e gordura, mas de indiscutível interesse gastronómico e cultural.
Composta por uma grande riqueza e variedade em hortícolas, fruta, pão, cereais pouco refinados, leguminosas, entre outros ingredientes, a dieta Mediterrânica é um dos padrões alimentares mais saudáveis que proporciona melhor qualidade de vida às populações, tendo-se candidatado a património cultural e material da UNESCO, com o apoio de vários países europeus, incluindo Portugal.
As receitas do Pingo Doce, desenvolvidas há mais de dez anos, constituem um património da insígnia, com clientes fieis e exigentes que confiam na qualidade do Pingo Doce não só para fazer as suas compras diárias, mas também como fonte de informação nutricional e gastronómica, séria, variada e criativa.