A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos prossegue o seu objectivo de expansão e abertura de mais e novos Centros de Recepção de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), com a abertura de dois novos centros no Algarve.
Os dois novos centros de recepção foram constituídos em parceria com a Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. e estão presentes nas localidades de Portimão e Faro, destinando-se à recepção de todo o tipo de resíduos eléctricos e electrónicos.
Estima-se que a região Sul do país venha a recolher aproximadamente 1.900 toneladas/ano de REEE, garantindo, desta forma, que os REEE produzidos nesta região terão o tratamento devido.
O Centro de Recepção de Faro situa-se em São João da Venda, em Almancil, e o Centro de Recepção de Portimão está localizado no Aterro Sanitário do Barlavento, Porto de Lagos, Portimão.
A Amb3E passa, assim, a dispor de 57 centros de recepção, espalhados pela quase totalidade das regiões do país e está preparada para celebrar com as Empresas “Produtoras” de EEE, que desejarem, o Contrato de Produtor, em conformidade com a legislação em vigor, o Decreto-Lei 230/2004, de 10 de Dezembro.
Para Fernando Lamy da Fontoura, director geral da Amb3E, “a Amb3E alcança assim os propósitos a que se propôs. Pautámos a nossa actuação pela constituição de mais parcerias que possibilitassem uma efectiva recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Só assim podemos alcançar a meta que a lei nos exige e estamos a conseguir.”