Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dados GfK- Mercado dos Eletrodomésticos com subidas de dois dígitos em todas as categorias
2022-04-19

A GfK analisou o comportamento da inovação e tecnologia na Indústria e Retalho e apresentou esta manhã, na conferência “Unboxing Tech Market”, as tendências ditadas em 2021, as mudanças nos hábitos dos consumidores e no consumo digital, os desafios que podem surgir num contexto tão incerto como o atual, bem como as várias conclusões que irão impactar o consumidor nos próximos anos em Portugal e na Europa.

Nesta conferência foi possível observar como o contexto de incerteza teve diferentes resultados para as empresas: negativos para as que não se conseguiram adaptar; positivo para aquelas que enfrentaram a mudança constante como uma oportunidade de impulsionar o negócio.

A tomada de decisões em tempo real, de olhar à inovação e evolução através de modelos preditivos, de exigir novas competências nas equipas, bem como possuir alguma agilidade e flexibilidade para vencer são componentes que descrevem uma atitude reativa, mas indiscutivelmente positiva.

Mercado dos Eletrodomésticos

No cômputo geral do ano de 2021, em Portugal, a maior permanência em casa beneficiou o mercado dos Eletrodomésticos, com subidas de dois dígitos em todas as categorias (+13% em Grandes Domésticos; +24% em Pequenos Domésticos).

O setor dos Pequenos Eletrodomésticos obteve uma boa performance, impulsionado pelas máquinas de café (+46%) e pelos produtos de limpeza como os aspiradores verticais (+5%), bem como pelos robots (+25%) que eram tradicionalmente uma segunda compra, mas começam a desafiar o segmento dos verticais.

A tendência de 2021 por produtos premium, ao contrário do que seria de esperar por causa da pandemia, continua com crescimentos positivos, sendo que 37% dos consumidores concordam com a premissa de que é “importante confortar-me ao consumir”.

Relativamente ao indicador que nos releva quais as gerações que lideram o mercado dos eletrodomésticos, foi possível observar que a pandemia afetou os comportamentos geracionais. Em termos homólogos, o segmento dos 45 aos 54 anos ganhou bastante relevância durante a pandemia, enquanto que os grupos mais novos perderam relevância. Nesta categoria, as vendas online o segmento de mercado dos 45 aos 54 anos, bem como dos 19 aos 24 são os que mais adotaram o online como opção viável de compra de eletrodomésticos.

Pelo segundo ano consecutivo, o mundo enfrentou a pandemia, reforçando a crescente preocupação pela saúde, bem-estar, segurança e higiene. Assim, algumas das tendências para o futuro apresentadas na 26.ª Conferência da GfK são a simplificação de tarefas, o conforto no consumo, a necessidade de otimizar tempo e tarefas e a procura por experiencias mais interativas, personalizadas e inovadoras.

Telecomunicações Eletrónica de Consumo e Informática

A tecnologia traduziu-se como o maior aliado das empresas, negócios e consumidores nos dois últimos anos de crise pandémica. Permitiu uma enorme agilidade e flexibilidade e veio a romper com os padrões que considerávamos como habituais. O mercado de eletrónica de consumo apresentou, em Portugal, no ano de 2021, cerca de 385 milhões de euros, representando assim um crescimento de +1%. Já o mercado das telecomunicações representou um total de 739 milhões de euros com um crescimento de +16%, face a 2020. Por fim, o mercado de informática, em Portugal, cresceu 7% quando comparado com 2020, representando assim um total de 678 milhões de euros.

A necessidade de trabalhar, estudar e entreter em casa contribuiu para um claro investimento e preocupação acrescida do consumidor com a qualidade das tecnologias de consumo. Em resultado desta crescente procura, o preço médio dos produtos de eletrónica aumentou 20%, em 2021.

O preço médio do segmento premium dos smartphones registou um crescimento de 4% quando comparado com período homólogo. Uma vez mais, podemos também verificar o aumento do consumo do mercado de informática, potenciado pela crise pandémica que vivemos pelo segundo ano consecutivo.

Segundo a análise da GfK, nos próximos anos podemos esperar uma contínua adaptação e inovação por parte das empresas por forma a conseguirem acompanhar as novas exigências do mercado.

(Fonte: GfK Portugal)


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos