Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Nova solução elétrica para aquecimento de água da Bosch desenvolvida em Aveiro
2022-03-30

É a partir de Aveiro que a Bosch avança na revolução das soluções de aquecimento de água, com a primeira série de esquentadores elétricos instantâneos desenhados, desenvolvidos e produzidos na sua totalidade em Portugal. Uma nova geração de aparelhos cuja I&D é da responsabilidade de uma equipa localizada na Bosch Termotecnologia S.A, e que vem reforçar a centralização da área de I&D de soluções de água quente de Aveiro para o mundo inteiro.

O primeiro esquentador instantâneo elétrico totalmente desenvolvido em Aveiro, representa um passo estratégico para responder à tendência de eletrificação do mercado europeu, sobretudo às elevadas expetativas daquele que será o seu principal cliente – a Alemanha. Os aparelhos Tronic 4001-8501i são a nova geração de esquentadores elétricos com elevados padrões de qualidade, maior longevidade e classe de eficiência energética A, características que respondem totalmente aos requisitos da rigorosa diretiva de design ecológico da empresa.

Para o desenvolvimento desta nova tecnologia, na Bosch em Aveiro foi criada uma equipa multidisciplinar e altamente especializada em diversas áreas. Este projeto reflete o investimento contínuo que a Bosch tem vindo a fazer nas áreas de I&D, e neste caso concreto, com o objetivo de expandir o negócio elétrico em mercados estratégicos, reforçando o posicionamento do setor de negócio de soluções de água quente da Bosch Termotecnologia”, explica Eurico Couto, Electric Business Manager. A equipa sediada em Aveiro tem vindo a trabalhar em sinergia com outras equipas do Grupo Bosch sobretudo para revisão da qualidade dos processos de engenharia e partilha de know-how técnico. “O EWI DNA tem sido um enorme desafio para toda a equipa, porque sabemos que a partir de Aveiro estamos a desenvolver soluções que visam contribuir para o processo de transição energética, e o seu sucesso reforça a grande aposta da Bosch na I&D de aparelhos elétricos”, reconhece Joel Pereira, Electric Engineering Manager.

A geração Tronic 4001-8501i já está em linha de produção, tendo chegado ao mercado este mês de março, e vem reforçar a estratégia de transição energética seguida pela empresa. A Bosch defende uma abordagem multitecnológica para atingir os objetivos climáticos, acreditando que o futuro das soluções de aquecimento passa por soluções como bombas de calor, caldeiras e esquentadores de hidrogénio, termoacumuladores elétricos, aquecimento híbrido – sendo necessária mais do que uma tecnologia para conduzir o setor dos edifícios a um futuro mais amigo do clima.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos