Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dispararam 70% as queixas relacionadas com a Black Friday 2021
2021-12-13

Dispararam 70% as queixas relacionadas com a Black Friday 2021. Foram muitos os avisos feitos aos consumidores pelas várias entidades relacionadas com o ecossistema do consumo, desde marcas, marketplaces, organizações ligadas ao consumidor, até aos organismos governamentais, forças de segurança e inclusive o setor bancário, mas não foi suficiente. As queixas relacionadas com burlas pesaram 29% nas reclamações relacionadas com a Black Friday, revela uma análise do Portal da Queixa.

Entre 1 de novembro e 1 de dezembro de 2021 - período em que decorreram as grandes promoções enquadradas na Black Friday -, foram registadas no Portal da Queixa 709 reclamações relativas à Black Friday, um aumento de 70% face ao período homólogo, onde se verificaram 416 reclamações.

Entre os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa, estão problemas relacionados com burlas (29%), dificuldades na entrega do produto (26%) e falhas no apoio ao cliente e pós-venda (25%).

A análise realizada permitiu identificar quais foram as categorias com o maior volume de reclamações. Relacionadas com compras na área da Informática, Tecnologia e Som estiveram 50% das queixas dos consumidores. A segunda categoria mais reclamada foi Compras, Moda e Joalharia, ao reunir 37% das reclamações. Face a 2020, verificou-se um crescimento de 20% nas reclamações endereçadas à categoria Compras, Moda e Joalharia e um aumento de 10% na categoria Informática, Tecnologia e Som.

Alegadas lojas online da Stradivarius geram maioria das queixas por burla

De acordo com os dados analisados, apurou-se que o número de queixas relativas a burlas registou um aumento substancial este ano, em consequência das alegadas falsas lojas online da marca de vestuário Stradivarius. No Portal da Queixa, esta marca regista mais de 73% das reclamações sinalizadas como alegadas burlas.

Desde o início de novembro que o caso tem vindo a ser amplamente denunciado pelos consumidores através do Portal da Queixa: “Também fui vítima do site da Stradivarius outlet. Tudo parecia fidedigno. Paguei com cartão de crédito uma quantia, mas na conta apareceu uma mais elevada. Diziam ser de taxas. Hoje, nem sequer o site aparece.”, reporta uma consumidora.

Recorde-se que, segundo o inquérito “Estudo Black Friday 2021” realizado pelo Portal da Queixa, 75% dos consumidores considerou que a Black Friday “já não faz sentido”, tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano.

De referir ainda que, um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, conferiu esta nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, e já não esperam por sexta-feira (Black Friday), como resultado “das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos