Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Black Friday 2021, mercado de bens de consumo tecnológicos em alta - Dados GfK
2021-11-23

Depois de um 2020 turbulento, a economia mundial regressa, aos poucos, a níveis pré-pandémicos. A GfK antevê um final de ano com um resultado financeiro global positivo para o mercado de bens de consumo tecnológicos, devendo crescer 12% em 2021, reforçado pelas vendas da Black Friday.

Se, no ano passado, influenciada pela pandemia, a Black Friday resultou em 53% de compras realizadas online, este ano prevê-se um comportamento semelhante por parte dos consumidores, apesar do regresso gradual das compras tradicionais em lojas físicas. A GfK antecipa que os retalhistas que melhor consigam conjugar as vendas online com as vendas em loja, serão os grandes beneficiários desta Black Friday.

É também esperado um aumento da procura por este tipo de bens de consumo uma vez que, pós-pandemia, o consumidor valoriza, ainda mais, produtos que acrescentem valor à sua casa e ao seu conforto. Enquanto o primeiro ano de pandemia foi caracterizado por compras básicas, como laptops (+26% por ano) ou monitores (+35% por ano), os consumidores agora valorizam produtos mais sofisticados. De janeiro a setembro de 2021, o setor de TI (notebooks, tablets, computadores, impressoras, etc.) registou um crescimento de 21%, demonstrando que os consumidores estão mais preocupados em manter, na sua casa, as condições ideais para o teletrabalho e escola à distância.

Embora os equipamentos de TI e de Escritório tenham dominado o mercado em 2020, os produtos de Telecomunicações também irão recuperar este ano. De acordo com a GfK, as vendas neste setor cresceram 20% globalmente, de janeiro a setembro de 2021, impulsionadas por wearables (+50%), smartphones (+19%) e headsets/ headphones (+29%). Com a expansão da infraestrutura 5G e novas gerações de smartphones, por exemplo smartphones dobráveis, é criado um incentivo para novas compras.

No que diz respeito aos Eletrodomésticos, a procura por este tipo de produtos também aumentou consideravelmente durante a pandemia. A título de exemplo, em 2020, os robots de cozinha registaram um aumento de 134% durante a Black Friday, em comparação com uma semana normal. Para 2021, a procura tem sido particularmente alta para aparelhos como máquinas de café (+33% de janeiro a setembro de 2021) ou processadores de alimentos (+4% de janeiro a setembro de 2021), um comportamento que se prevê acentuado na Black Friday.

Durante o confinamento de 2020, os consumidores começaram também a procurar produtos de tecnologia mais premium para melhorar o seu ambiente doméstico. Como indica o estudo da GfK, as vendas de televisões panorâmicas com mais de 70 polegadas aumentaram 64% de janeiro a setembro de 2021, enquanto as de televisões menores estagnaram.

Este estudo global da GfK sobre bens de consumo foi realizado na Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Rússia, Polónia, Brasil e Turquia.

Fonte: GfK Portugal

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos