Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Aposta na tecnologia será essencial para a sobrevivência do sector do retalho
2021-11-09

O sector do retalho, como conhecíamos, já não existe. A indústria está agora a renovar-se e adaptar-se, num contexto em que a tecnologia é um facilitador de inovação. Esta é uma das conclusões do novo relatório da Xpand IT, focado na indústria do retalho.

Segundo este novo relatório, os principais desafios para o sector do retalho passam por expectativas do cliente, conveniência, contexto e propósito. Num contexto em que, cada vez mais, o presencial se funde com o digital, as lojas físicas não vão desaparecer, mas é necessário redefinir o seu conceito, de forma a serem atualizadas para elevar a experiência do cliente e promover a integração com os pontos de contacto digitais.

Nesta perspetiva, a tecnologia não servirá apenas para construir aplicações móveis, mas para melhorar toda a experiência na própria loja. Este conceito denomina-se “phygital” e consiste em combinar a experiência física com a digital.

Tendências

O estudo da Xpand IT aponta também, como tendências para o sector do retalho, a personalização, a sustentabilidade e a experiência, no sentido em que os retalhistas devem criar experiências diferenciadoras tanto nas lojas físicas como no comércio online, e o comércio social, possibilitando que o consumidor possa concluir a sua compra através da própria rede social.

A principal conclusão do estudo é que o futuro da indústria do retalho passará por uma realidade híbrida, em que os consumidores procuram por experiências impactantes e conteúdo genuíno, independentemente de acontecer no online ou no offline. Os retalhistas devem aproveitar o melhor que as lojas físicas têm para oferecer, tal como a proximidade e a conexão emocional com os seus clientes, e continuar a aposta crescente no digital, em particular em três grandes áreas: experiência, automação e dados.

“O sector do retalho foi marcado de forma muito vincada por tudo o que vivemos nos últimos anos e foi necessária uma grande aposta no digital para fazer face aos vários desafios que foram surgindo. O que acreditamos é que a tecnologia continuará a ser fundamental nesta nova fase, em que teremos de lidar com uma realidade muito diferente da anterior”, afirma Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT. “Esperamos que este novo estudo contribua para um maior conhecimento sobre o contexto atual acerca deste sector, dando também indicações para que as empresas de retalho aproveitem melhor o potencial de diferentes tecnologias”, conclui.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos