Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Miele continua rota de crescimento e assume posicionamento de maior sustentabilidade
2021-10-12

A Miele, um dos principais fornecedores de eletrodomésticos premium, na sua conferência de imprensa virtual de Outono, destacou melhorias adicionais nos que se refere à compatibilidade ambiental e climática dos seus produtos. Escolher equipamentos Miele significa poupar ainda mais energia, bem como proteger a natureza. A secagem com a máxima eficiência energética e os novos frigoríficos embutidos K 7000 com humidificação ativa, são exemplos vivos desta questão. Esta característica assegura que a fruta e os vegetais permaneçam frescos durante mais tempo e que menos comida seja desperdiçada. Também na agenda encontra-se a estratégia da Miele para reduzir as emissões de CO2 nos locais de produção e a longevidade dos produtos da marca como a verdadeira expressão da sustentabilidade. Existem também notícias positivas sobre o desenvolvimento do negócio: Em meados do ano, as vendas do Grupo Miele estavam claramente acima das do ano anterior.

“Neste momento, todos falam de sustentabilidade, mas na Miele, a sustentabilidade tem sido um princípio empresarial posto em prática desde que a empresa foi fundada há 122 anos”, refere Reinhard Zinkann, Director Executivo e Co-Proprietário do Grupo Miele, em conjunto com Markus Miele. Um pilar fundamental desta abordagem é a longevidade do produto associada à política única da Miele de testar produtos como máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa, máquinas de lavar loiça, fornos e aspiradores de pó para durarem 20 anos.

As características sustentáveis que oferecem grande comodidade ao utilizador estão também na vanguarda das inovações dos produtos apresentados pela Miele na sua conferência de imprensa:

Tem início com as máquinas de secar roupa mais amigas do ambiente e do clima que a empresa já construiu. Como resultado, o novo modelo da campanha GreenPerformance reduz em mais 10% o valor limite para a classificação de eficiência energética de topo A+++, mesmo a um preço de entrada consideravelmente reduzido, de 1.119€ (PVP). Adicionalmente, um novo módulo que, graças a um processo de produção inovador, utiliza 30% menos material sem comprometer a estabilidade deste subconjunto. A nova opção do programa DryCare 40 contribui para o cuidado mais suave dos tecidos, permitindo que até mesmo os extremamente delicados sejam secos sem a menor preocupação, desde que possam ser lavados a uma temperatura de 40°C ou superior. Naturalmente, o modelo GreenPerformance, como quase todos os outros secadores Miele, utilizará o líquido refrigerante R290, amigo do clima.

Uma melhor proteção climática e custos de eletricidade mais baixos, são também alcançados pela Miele no que diz respeito às máquinas de lavar louça. Praticamente todos os modelos da geração G 7000 cumprem agora as metas altamente exigentes para a nova classificação de eficiência energética topo-de-gama A.

Desde junho, os frigoríficos K 7000 integrados encontram-se no mercado com a sua nova funcionalidade PerfectFresh Active, de forma a manter a fruta e os vegetais frescos durante mais tempo. Aqui, a humidificação com vapor de água reduz a frequência das deslocações para compras, reduzindo também o desperdício alimentar.

A Miele encontra-se também a estabelecer o padrão para uma maior sustentabilidade na cozinha com as suas duas novas filiais: os Plantcubes da Agrilution trazem ervas e micro saladas frescas da sua própria cozinha para a mesa. E as receitas KptnCook alinham os menus com as listas de compras, sendo também uma contribuição para reduzir o desperdício de alimentos.

Conexão com instalações fotovoltaicas no telhado

Em todos os grupos de produtos, os atuais eletrodomésticos Miele com capacidade de conectividade apoiam uma gestão inteligente da energia, que é expectável aumentar em importância nos próximos anos, à medida que a proporção de eletricidade proveniente de energias renováveis cresça. Máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa e máquinas de lavar louça que iniciam automaticamente o seu funcionamento quando um conjunto de aparelhos fotovoltaicos no telhado é capaz de fornecer eletricidade verde suficiente, otimizar a utilização de energia "caseira", poupar dinheiro no processo e melhorar o equilíbrio ecológico do proprietário.

Por último, mas não menos importante, os detergentes e produtos de cuidado, desenvolvidos em colaboração com fornecedores reconhecidos e produzidos exclusivamente para a Miele, são agora mais amigos do ambiente. Tomemos como exemplo as máquinas de lavar loiça: Os Tabs e PowerDisks da linha de produtos All in 1 Eco cumprem os requisitos rigorosos do rótulo ambiental NordicSwan. Por outro lado, agora a embalagem PowerDisk, como a maioria das embalagens de detergente, consiste inteiramente de reciclados.

Neutralidade de CO2 em todas as localizações

Já no início deste ano, a Miele anunciou a neutralidade de CO2 em todos os seus locais de produção no que se refere às emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos seus próprios processos de combustão (Âmbito 1) e dos seus fornecedores de energia (Âmbito 2). Na conferência de imprensa, a empresa anunciou ainda um objetivo concreto para as emissões durante a fase de utilização dos equipamentos Miele, que representa a maior parte do que é referido como Âmbito 3: até 2030, estas emissões serão reduzidas em 15% em comparação com 2019, com referência ao consumo real de todos os aparelhos em utilização ativa. Markus Miele acrescenta: “Tendo em conta os progressos alcançados na eficiência energética dos nossos equipamentos nas últimas décadas, mais 15% é extremamente ambicioso”.

Os dois Diretores Executivos e Coproprietários tiveram mais notícias positivas sobre a evolução dos negócios em loja: no final dos primeiros seis meses, as vendas do Grupo Miele foram "significativamente" mais elevadas do que o período correspondente do ano anterior. O crescimento previsto para o segundo semestre do ano continua a ser difícil, em particular devido a dificuldades nas entregas que afetam certos componentes eletrónicos. Apesar de todos os imponderáveis, a Miele ainda espera uma tendência comercial positiva ao longo de 2021.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos