Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Eletrodomésticos Miele continuam a ser dos mais eficientes a nível energético
2021-05-26

A nova etiqueta energética da EU encontra-se em vigor desde março. A alteração mais evidente é que a melhor classificação ao nível de eficiência energética, anteriormente denominada “A+++”, foi substituída por um simples “A”. Desta forma, o índice de referência cresceu novamente, comparando com a classificação anterior. Tendo em conta esta alteração, a Miele continua a destacar-se com as melhores classificações ao nível de eficiência energética, por exemplo nas máquinas de lavar, onde uma série de máquinas de lavar de carga frontal receberam a classificação “A”. Com a nova escala de classificação, de A a G, a EU pretende simplificar, bem como criar espaço suficiente na classificação atual para melhorias futuras – incluindo menor consumo de energia e melhor proteção do ambiente.

“Como empresa sustentável, a Miele sempre deu a maior das atenções ao consumo das suas máquinas, apoiando firmemente os objetivos da nova escala de classificação energética da EU”, refere Christoph Wendker, Sustainability and Regulatory Affairs Miele responsible.

São efeitos colaterais intencionais, que modelos que anteriormente apresentavam uma classificação “A+++”, apresentem agora uma classificação “C” ou “D”. Contudo, a nova escala não significa de forma alguma, que os aparelhos que apresentem uma diminuição sejam menos amigos do ambiente.

“Trata-se apenas de uma alteração na escala e não na eficiência energética”, acrescenta o responsável.

A Miele sempre adotou uma postura ativa no que toca a esta temática. Tomando como exemplo a lavagem de roupa: em 2020, 99% de todas as máquinas de lavar da marca Miele vendidas tinham a classificação A+++ ou eram até 50% mais eficientes – apesar dos seus programas de lavagem curtos. Este é o resultado da tecnologia PowerWash patenteada pela Miele, que permite múltiplos ciclos breves de centrifugação e pulverização da roupa com água de forma uniforme, resultando na pouca necessidade de água para lavagem, ao mesmo tempo que é necessária menos energia para o seu aquecimento. Por outro lado, as máquinas ajustam a água necessária à quantidade exata da carga, o que permite poupar tempo e eletricidade. Até mesmo as peças de roupa individuais podem ser lavadas com uma pequena quantidade de água e energia com o extra SingleWash, que se caracteriza por oferecer um rendimento de limpeza elevado com o programa QuickPowerWash em apenas 49 minutos. Todas as máquinas de lavar roupa com PowerWash alcançam a mais elevada classe de eficiência energética A e conseguem valores de consumo económicos mesmo com baixas quantidades de carga. Isto é possível com a tecnologia Spin&Spray, que trabalha com um nível de água muito reduzido poupando energia de aquecimento.

Para além da PowerWash, a Miele possui ainda o sistema SingleWash desenhado para ser a solução perfeita para quando pretendemos lavar apenas uma ou duas peças de roupa. Nesta opção, o equipamento ajusta idealmente o tempo do programa, o consumo de água e de energia para cargas até 1kg.

Uma enorme evolução ao nível da sustentabilidade e tecnologia

As máquinas de lavar louça Miele apresentam atualmente a classificação “C”, estando, portanto, favoravelmente posicionadas relativamente a marcas concorrentes. No outuno, porém, haverá o lançamento dos primeiros modelos promocionais que alcançam a classificação energética “B” no novo sistema, graças a novas melhorias técnicas. Esses modelos também apresentarão o sistema de dispensação automática AutoDos da Miele com PowerDisk integrado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos