Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dyson apresenta soluções para combater o pó e alergias
2021-03-03

Tendo em conta que a Primavera é a época das alergias por excelência própria-se picos de alergias que afetarão a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, torna-se essencial garantir que as casas têm um ambiente limpo e seguro pelo que a Dyson partilha algumas ideias sobre esta temática e práticas para o dia-a-dia.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que em Portugal uma doença alérgica afete cerca de um terço da população - 30% tem queixas de rinite, 18% tem queixas concomitantemente de conjuntivite, 6,7% asma e cerca de 5% relatam alergia alimentar. De acordo com a SPAIC, o subdiagnóstico é particularmente frequente no caso das doenças alérgicas respiratórias , que podem ser confundidas com outras situações também comuns. A maioria das alergias afetadas são aos ácaros do pó doméstico, aos pólenes de gramíneas, parietária e oliveira e aos epitélios de cão e gato.

Por outro lado, segundo um estudo feito pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, como alergias sazonais são cada vez mais prolongadas e intensas devido às mudanças climáticas e à época de maior concentração de pólen dura atualmente mais 20 dias e 21% mais pólen do que em relação a 1990.

Segundo o Estudo Global do Pó promovido pela Dyson em 2020, 9 em cada 10 casas são limpas pelo menos uma vez por semana e um terço dos inquiridos refere que uma grande motivação para a limpeza é o pó e sujidade busc, ficando surpreendidas por descobrir que o pó doméstico pode conter vírus [1] e que os ácaros e as suas fezes são componentes do pó. Na verdade, as fezes dos ácaros domésticos são examinados como os indutores mais importantes das doenças alérgicas em todo o mundo [2] e a exposição infantil aos alergénios do interior, incluindo os ácaros do pó doméstico, podem ser associados à asma [3] .

Uma estimativa OMS que passamos até 90% da nossa vida em espaços interiores [4] .Com o Inverno e o confinamento estabelecido em Portugal, esta tendência só tende a aumentar. Na verdade, estudos avançados que a exposição prolongada em ambientes internos e ao pó inerente podem ter um impacto no nosso bem-estar 2 .

Purificar as partículas suspensas no ar

Todos os dias inspiramos até 9.000 litros de ar 5 . Isso, tendo em conta que passamos atualmente 90% 6 do nosso dia espaços fechados, como as nossas casas ou escritórios, significa que respiramos cada vez mais poluentes de todos os tipos.Há fontes múltiplas das quais podem advir os diferentes poluentes: os COV (compostos ativos) que se encontram nos perfumes e sprays de cabelo, o formaldeído o nos móveis, o pó e alérgenos nas almofadas e o benzeno nas velas aromáticas ou ambientadores. Na cozinha e na sala de estar, os produtos de limpeza emitem COV, os pelos animais, os fogões a gás e outros processos relacionados com a culinária, emitem partículas microscópicas poluentes, fumo e odores. Neste sentido, um purificador de ar pode tornar-se um excelente aliado, sobretudo os que eliminam até 99% das partículas que estão suspensas no ar graças ao equipamento com filtrações HEPA para partículas tão pequenas como PM0,

Matar a fome dos ácaros com um aspirador inteligente

Reduzir a quantidade de células epiteliais nas casas minimiza a principal fonte de alimento dos ácaros do pó, evitando assim que se reproduz de forma exponencial durante uma época de reprodução (entre Maio e Outubro). Assim, torna-se essencial aspirar toda a casa, com foco particular nas zonas onde eles mais se alimentam (colchão, sofá e outros móveis estofados). Ao nível de especificações técnicas recomenda-se um sistema de filtragem avançado que captura mais de 99% de partículas de um tamanho de até 0,3 micras, expulsando a mais limpo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos