Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

6 ideias chave GOOGLE para que as empresas aproveitem ao máximo as compras online
2020-11-09

O impacto da pandemia no comportamento dos consumidores está a refletir-se também no comportamento das pesquisas verificando-se que as pesquisas dos portugueses no motor de pesquisa Google sobre “comprar online” cresceram 2,2 vezes em Portugal, de janeiro a julho deste ano (em comparação ao mesmo período de 2019).

Os portugueses estão a passar mais o seu tempo online e os comportamentos e os hábitos dos consumidores portugueses têm vindo a alterar-se sendo estes também visíveis também nos comportamentos de pesquisa face ao ano anterior. Nos últimos 12 meses, pesquisas por videochamadas, “o que fazer em casa”, “cursos online” e “receitas online” tiveram um pico de interesse entre os meses de março e abril segundo o Google Trends.

De acordo com o estudo McKinsey & Company COVID-19 Portugal Consumer Pulse Survey, os consumidores portugueses estão mais abertos a novas a novas formas de comprar (novas lojas/novos produtos). 73% dos portugueses experimentaram uma nova forma de comprar durante a pandemia e os 3 fatores que motivaram estas alterações foram: promoções e preços melhores (42%), filas menores/espaços menos cheios (28%) e bom serviço de entrega/opções de levantamento (27%).

A pandemia veio trazer também alterações nos fatores envolvidos nas decisões de compra dos portugueses. De acordo com o estudo McKinsey & Company COVID-19 Portugal Consumer Pulse um dos fatores mais preponderantes passou a ser o preço. 45% dos portugueses está mais consciente dos gastos e 41% afirma que irá preferir produtos mais baratos.

6 ideias chave que as empresas devem ter em atenção para aproveitarem ao máximo o pico de compras que se aproxima:

Black Season no lugar de Black Friday: Antecipação será um factor chave para o sucesso pois o pico promocional não começa, nem acaba na Black Friday. Com cada cliente a planear nas diferentes oportunidades (Dia do Solteiro, Black Friday, Cyber Monday, Natal), a busca por ofertas já começou.

Logo a seguir, surge a fase de compra de presentes de natal, e o momentum deverá prolongar-se até aos Saldos de Inverno.

O e-commerce veio para ficar e o último trimestre será o mais digital de sempre.

O consumidor português está mais aberto a experimentar novas lojas ou marcas, sobretudo motivados por razões de preço e conveniência.

É importante construir awareness cedo, mas para assegurar um lugar entre as marcas a considerar pelos consumidores é fundamental trabalhar o chamado middle funnel combinando o poder de formatos como vídeo e o display e garantindo posições de topo nas pesquisas mais relevantes para o negócio.

Automação e flexibilidade dos objetivos de Return on Advertising Spend (ROAS) serão decisivos para responder de forma rápida e eficiente à volatilidade da procura e da competitividade.

Para maximizar oportunidade, é importante garantir que as campanhas não estão limitadas por budget.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos