Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ensino em casa: Desktop, portátil ou tablet?
2020-11-03

Estes últimos meses têm nos levado cada vez mais em direção à digitalização – e a área da edução não é exceção. Alunos, professores e pais tiveram de se adaptar rapidamente a um tipo de educação totalmente diferente. Não é de estranhar que a transição não tenha sido perfeita e que toda a gente envolvida se tenha debatido com dificuldades iniciais. Isto torna ainda mais importante preparar os alunos adequadamente para os meses que ainda faltam com o equipamento certo.

Desktop, portátil ou tablet?

Começando pela decisão que parece ser a mais importante: os alunos deverão usar um computador estacionário convencional, um portátil ou um tablet? Graças à sua maior flexibilidade, é recomendável que se compre um computador portátil ou um tablet, uma vez que não há muita diferença entre eles e um desktop – especialmente quando combinados com um monitor individual. Para além disso, podem ser usados tanto em casa como na escola, numa visita de estudo ou até durante um ano no estrangeiro. No entanto, a decisão final sobre que hardware comprar, que afeta o sistema operativo escolhido, deverá ser feita consultando os professores, que sabem exatamente que programas e apps vão ser usados nas aulas.

Portátil: modelo de gama de entrada ou hardware profissional?

Especialmente para os alunos mais novos, é recomendado comprar dispositivos com designs mais resistentes – de preferência, não devem partir-se quando são deixados cair. Os alunos podem desfrutar deles durante mais tempo do que Ultrabooks frágeis – e para além disso são substancialmente mais baratos. Obviamente, o equipamento ideal depende muito dos requisitos individuais e do orçamento disponível. No entanto, os seguintes pontos de referência podem ajudar a selecionar a ferramenta certa:

• Um processador de alto desempenho

• Pelo menos 6 GB de RAM, preferencialmente 8 GB

• Um SSD com capacidade de pelo menos 128 GB

• Um ecrã com resolução pelo menos Full HD

• Webcam e colunas integradas, bem como um microfone para videoconferências

• Uma autonomia de pelo menos 6 horas

Para alunos mais velhos, pode ser preferível hardware mais poderoso. Desta forma, ficam já equipados com um portátil adequado para quando entrarem na universidade. Para alunos mais novos, é recomendado um portátil com ecrã de 13 a 15 polegadas que satisfaça os critérios listados acima. Um dispositivo assim será suficiente para eles durante pelo menos alguns anos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos