Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Europa com menos poder de compra em 2020 :: Dados da GfK sobre o impacto da pandemia
2020-10-26

Os europeus têm pouco menos de 9.5 milhões de biliões de euros disponíveis em 2020, o que corresponde a um poder de compra per capita médio de 13.894 euros. Estes dados mostram um declínio nominal de quase 5,3% em 2020, em comparação com o valor do ano passado, que pode ser atribuído, sobretudo, à disseminação da COVID-19 e às suas consequências na economia. Estas são as conclusões da análise de 42 países europeus no GfK Purchasing Power Europe 2020 que inclui também reflexões sobre o impacto da pandemia nestes países, através do Corona Impact Index.

Liechtenstein ocupa novamente o 1.º lugar entre os 42 países europeus analisados, com um poder de compra per capita de 64.240 euros. Este valor excede em larga maioria o dos restantes países e é 4,6 vezes maior que a média europeia. A completar o top 3 deste ranking sobre o poder de compra, encontram-se a Suíça e o Luxemburgo, à semelhança do ano passado. Os suíços têm 41.998 euros per capita disponíveis para gastar - mais três vezes do que a média europeia - enquanto os luxemburgueses têm um poder de compra per capita de 34.119 euros, mais 2,5 vezes que a média europeia.

Todos os outros países no top 10 do ranking têm poder de compra per capita significativamente acima da média - pelo menos 50% mais alto do que a média europeia. A Irlanda está entre os dez primeiros este ano, com um poder de compra per capita de 21.030 euros, colocando-o em nono lugar e tirando a Finlândia da tabela.

Dezasseis dos países considerados pelo estudo, têm poder de compra per capita acima da média, enquanto vinte e seis estão abaixo da média europeia. A Ucrânia ocupa o último lugar, com um poder de compra per capita de 1.703 euros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos