Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Comércio de proximidade em crescimento em tempo de COVID-19
2020-07-06

A Euromadi Portugal, central de negociação e serviços integrada no grupo Euromadi, revela que o comércio de proximidade alcançou um resultado muito positivo nos últimos meses, apresentando um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo do ano anterior. * Com um foco muito forte no comércio alimentar (retalhista e grossista), o comércio de proximidade ganhou protagonismo na procura do consumo em casa e as suas vantagens competitivas - proximidade, dimensão, comodidade, rapidez, foram alavancadas neste contexto de pandemia.

A crise atual levou a uma inevitável mudança nos hábitos e tendências de consumo. O setor do retalho alimentar viu-se confrontado com o surgimento de novas necessidades do consumidor, e demonstrou a sua resiliência e forte capacidade de adaptação, reorganizando-se e reforçando o seu compromisso para com a comunidade. Com mais consumidores a fazer compras em locais mais próximos do seu local de residência, o comércio de proximidade adotou, desde a primeira hora, uma série de estratégias facilitadoras para garantir a procura, como as entregas ao domicílio, encomendas por telefone, online, páginas nas redes sociais, entre outras.

Segundo Cristina Mesquita, Diretora geral da Euromadi Portugal, “Como qualquer crise, a da Covid-19 também trouxe oportunidades e conferiu, seguramente, um renovado sentido ao conceito de comércio de proximidade. A confiança, a comodidade e o serviço personalizado que o comércio de proximidade ofereceu aos seus clientes ao longo destes últimos meses permitiu um crescimento sustentado ao nível das vendas e um reforço da relação do consumidor com este canal.

Paralelamente, os Associados da Euromadi Portugal, conseguiram assegurar o abastecimento do comércio de proximidade sem grandes ruturas de stock, o que se traduziu numa grande vantagem, evidenciada logo na primeira fase desta crise.

“Durante a pandemia os nossos Associados tiveram uma vantagem competitiva forte porque, na sua grande maioria, conseguiram gerir os seus stocks e assegurar produto ao comércio de proximidade. Ao assegurar as cadeias de abastecimento de forma exemplar, conseguiram com isso satisfazer a procura crescente por parte dos consumidores”, reforça Cristina Mesquita.

A Euromadi Portugal, cuja missão é facilitar aos seus Associados - grossistas e retalhistas- as melhores condições comerciais e serviços para que estes disponham de maior capacidade competitiva acredita que a dinâmica do Comércio de Proximidade, que já vinha a ganhar peso e a assumir um papel cada vez mais relevante, irá continuar. “Neste contexto de pandemia, os hábitos de compra por parte dos consumidores alteraram-se e, tendo em conta os índices de satisfação e de confiança neste canal, é natural que os consumidores continuem a dar primazia à proximidade”, salienta Cristina Mesquita.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos