A Comissão Europeia publicou mais dados sobre o impacto do coronavírus no comércio, nos quais estima que a pandemia de Covid-19 resulte numa diminuição do comércio mundial entre 10% e 16% em 2020.
Para a Europa dos 27, espera-se que a redução prevista se situe entre 9% e 15% para as exportações e entre 11% e 14% para as importações procedentes de países não pertencentes à União Europeia (bens e serviços combinados).
Redução exportação
Em termos absolutos, utilizando as estatísticas disponíveis, isto equivale a uma redução nas exportações extra-UE27 entre 282 mil milhões de euros e 470 mil milhões de euros e uma diminuição nas importações extra-UE27 de entre 313 mil milhões de euros e 398 mil milhões de euros.
“A crescente propagação do vírus levou muitos países a encerrar temporariamente as empresas e a restringir as viagens e a circulação de pessoas. Estas medidas conduzirão a fortes contrações no nível de produção económica, gastos dos lares, investimento e comércio internacional”, assinala a Comissão Europeia, que assinala que, “embora exista uma grande quantidade de prognósticos sobre o crescimento do PIB em 2020, há uma margem limitada de trabalho realizado sobre as projeções comerciais para 2020, em particular para o comércio da União Europeia”.