Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Beko apresenta dicas para garantir a máxima higienização na utilização dos eletrodomésticos
2020-06-02

Antigamente quase não era considerada a importância de ter que se escolher uma temperatura certa ou um programa perfeito para lavar e secar roupas ou pratos e, com o passar do tempo, surgiram mais de 15 programas e funções diferentes em alguns eletrodomésticos dos quais não tiramos muito partido, limitando-nos a usar quase sempre a lavagem e secagem padrão.

Agora, mais do que nunca, os programas que deixávamos esquecidos são uma excelente opção quando se trata de manter a máxima higiene e desinfeção das nossas roupas, pratos ou simplesmente para a preservação dos nossos alimentos. Segundo a OMS, a temperatura mínima para eliminar vírus como o SARS é em torno de 56ºC.

Os especialistas da Beko, empresa líder em soluções para casas inteligentes, prepararam uma seleção de recomendações para obter os melhores resultados de higiene ao usar os aparelhos domésticos:

Máquinas de lavar-roupa: A tecnologia chegou a um ponto em que atualmente existe uma opção para ajustar o nível de temperatura nos ciclos de lavagem, tornando-os mais personalizáveis. O ideal para qualquer desinfeção é aplicar uma temperatura mínima de 60ºC, sempre considerando as recomendações do fabricante das roupas que se vão lavar. Além disso, também existem programas pré-definidos que funcionam em temperaturas mais baixas (geralmente a 40ºC), a fim de minimizar os danos nos tecidos das peças, mas que têm outros extras para garantir uma boa limpeza. Por exemplo, a Beko oferece a função auxiliar SteamCure, que incorpora uma fase de vapor no início do ciclo de lavagem, o que permite suavizar as nódoas e, ao mesmo tempo, tirar partido do seu poder de desinfeção.

Máquinas de secar: costumam ser esquecidas no verão, no entanto oferecem várias vantagens, independentemente do programa que se utiliza. Ao atingir uma temperatura média acima de 80ºC, economizam tempo de secagem e uma melhor higienização da roupa. Além disso, evitam os efeitos da secagem da roupa ao sol: danos causados às roupas ​​por raios UV e poluição.

Máquinas de lavar loiça: como em qualquer outro aparelho, nas máquinas de lavar loiça é necessário levar em consideração as instruções do fabricante sobre o item a ser lavado. Embora os programas standard habitualmente funcionem a uma temperatura de 56ºC, existem aqueles que oferecem temperaturas mais altas e, com isso, uma vantagem de higienização. É o caso dos programas intensivos ou BabyProtect, que funcionam a temperaturas de 70ºC e garantem a eliminação de 99,9% das bactérias. No caso da Beko, as máquinas de lavar loiça também possuem uma junta de borracha antibacteriana para maior proteção.

Ferros: usar disparos de vapor ou vapor contínuo durante a passagem a ferro também garante não só apenas um acabamento perfeito e sem rugas nas roupas, mas também uma higienização extra das peças, uma vez que o vapor gerado sai a 150ºC. Além disso, é aplicável a qualquer tipo de tecido, como cortinas, uma vez que existem ferros a vapor que permitem engomar na vertical.

Frigoríficos: cada vez mais surgem tecnologias relacionadas com a higiene dos frigoríficos, como a Ionguard, que facilita a eliminação de odores, ou a Neo Frost Dual Cooling, dois circuitos independentes entre o frigorifico e o congelador que impedem a transmissão de possíveis bactérias e cheiros. Além disso, é importante ter em consideração os materiais com os quais as prateleiras do aparelho são feitas. Já existem opções com vidro temperado, o material mais inerte que existe hoje. Da mesma forma, os especialistas da Beko enfatizam que um aspeto muito importante em relação à higiene do frigorifico é respeitar a alocação dos alimentos nas gavetas, pois cada uma delas foi projetada para preservar alguns tipos de alimentos em questão.

Forno: uma das melhores opções que o forno oferece são os programas de pirólise ou vapor injetado. Estes sistemas de limpeza automática são preparados para suportar temperaturas de até 480ºC, a fim de reduzir a sujidade, as gorduras e as cinzas. O fecho da porta e das suas 4 janelas garante uma limpeza 100% segura. Existem opções mais ecológicas, como a oferecida pela Beko através do programa de pirólise ECO, para fornos com menos sujidade, o que reduz em 25% tempo e o consumo. Exsitem também a opção de limpar com vapor injetado ou SteamShine +, pois é um poderoso agente de limpeza para o forno e evita o uso de detergentes abrasivos. Geralmente, é um ciclo rápido de 35 minutos, altamente eficaz na dissolução da gordura mais incrustada.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos