Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Compras em loja sofrem maior aumento desde início da pandemia
2020-05-13

Os dados da SIBS referentes à semana de 4 a 10 de maio, a primeira semana de desconfinamento após o estado de emergência em Portugal, evidenciam o maior aumento nas compras em loja no país desde o início da pandemia, ou seja, em sete semanas

Comparativamente à semana de 27 de abril a 3 de maio, houve uma subida de 10 pontos base, de 59 para 69 pontos, que corresponde a um incremento de 17%. Ainda assim, são 31 pontos menos do que o número médio de compras antes da pandemia.

Em tendência inversa, registou-se um decréscimo nas compras online, com menos quatro pontos base comparativamente com a semana de 27 de abril a 3 de maio, dos 98 para os 94 pontos base.

Sectores

Por outro lado, e à medida que se assiste à reabertura gradual da economia, verifica-se a diminuição da preponderância dos sectores dos super e hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco, farmácias e parafarmácias no total de compras realizadas na rede Multibanco, representando agora 59% das compras.

Olhando para as compras realizadas no canal online, distribuídas sectorialmente, verifica-se que os sectores com maior crescimento face ao período antes da pandemia continuam a ser o da restauração, “food delivery” e take away, com um aumento de 71%, entretenimento, cultura e subscrições, que registou um aumento de 55%, e comércio alimentar e retalho, com um acréscimo de 47%, entre outros, como farmácias e parafarmácias, perfumaria e cosmética, jogos e brinquedos e decoração e artigos para o lar. Ainda assim, estes sectores representam agora exatamente metade das compras online realizadas pelos portugueses, sendo, no entanto, de realçar que as compras online denotam uma maior dispersão por diferentes sectores de atividade face às compras físicas.

Os dados refletem ainda a utilização crescente do MB WAY, atingindo o valor mais elevado na rede Multibanco desde que esta análise semanal começou a ser efetuada. O número médio de transações realizadas em lojas físicas chegou aos 30 pontos base acima da média antes do registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal e mais sete pontos do que na semana de 27 de abril a 3 de maio. No e-commerce, atingiu 16 pontos base acima do período antes da pandemia, embora menos 15 pontos base do que na semana anterior.

Analisando o valor gasto por cada compra na rede Multibanco, a média subiu 4%, para 39 euros, em comparação com os 37,5 euros da semana anterior. Nas compras online, o valor médio desceu 0,5%, para os 39,9 euros, comparado com os 40,1 euros na semana anterior.

Os valores médios por compra na semana de 4 a 10 de maio continuam consideravelmente acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 12,4% superior e no online é 6,4% maior.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos