A cumprir a visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, a IKEA Portugal, em resposta à pandemia do Coronavírus, já apoiou 30 entidades nacionais através da doação de cerca de 6 mil artigos, num valor total de aproximadamente 90 mil euros. Este apoio tem vindo a ser focado no conforto e organização das zonas de descanso do pessoal médico e no apoio aos grupos de risco, que foram mais impactados por esta pandemia.
Hospitais, centros de acolhimento temporário e hospitais de campanha* têm sido as principais instituições que a IKEA Portugal tem vindo a apoiar, através da doação de diferentes artigos para equipar e melhorar áreas de descanso dos profissionais de saúde e organizar materiais médicos e de proteção. Nesta primeira fase de apoio de emergência, a IKEA Portugal investiu cerca de 90 mil euros e prepara-se agora para iniciar a segunda do projeto no âmbito dos 26 milhões de euros disponibilizados globalmente pelo Grupo Ingka para este efeito.
Focada em ajudar a criar um futuro mais promissor para as crianças cuja situação vulnerável terá sido agravada pela pandemia do coronavírus, a IKEA Portugal está agora a desenvolver um projeto alargado, de apoio ao desenvolvimento infantil, promovendo, por um lado mais e melhor brincadeira para os mais novos, e melhores condições de estudo e aprendizagem para os mais velhos.
“No início desta crise que estamos a viver, sentimos a necessidade de criar uma estratégia que compreendesse dois tipos de resposta: uma mais imediata focada em entidades de saúde e resposta de emergência e outra focada em desafios emergentes desta pandemia para a sociedade, sempre tendo por base os seus produtos e soluções de mobiliário e decoração. A IKEA está comprometida em ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta – é por isso que, em simultâneo à primeira resposta às necessidades imediatas na nossa comunidade, estamos a desenvolver uma estratégia para um impacto mais prolongado. Queremos ser um agente da mudança positiva local e, nesta próxima fase, apoiar as famílias em situações mais vulneráveis, de forma a que tenham um melhor dia a dia, mesmo em isolamento”, revela Ana Barbosa, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.