Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ensino doméstico digital: Dicas para práticas de sucesso com a devolo
2020-04-13

As escolas estão fechadas e as crianças em casa. Ainda assim, e pese embora o período que estamos a atravessar, a educação não pode ser desvalorizada. Uma solução passa pelo ensino doméstico. Os recursos digitais, em particular, são uma escolha inteligente para pôr estudantes e encarregados de educação a colaborar fora da escola. A devolo apresenta algumas dicas valiosas para um ensino e instrução digital de sucesso, e para criar as melhores condições técnicas.

Desafios e oportunidades

Muitos encarregados de educação estão atualmente a enfrentar o desafio de criar o ambiente de aprendizagem ideal para as suas crianças. Inicialmente, a ausência de instrução na escola pode parecer uma carga incomensurável. No entanto, a tecnologia está a tornar-se cada vez mais avançada e dar-lhe-á opções para ultrapassar este obstáculo. O ensino doméstico não precisa de ser visto apenas como um recurso em tempos de necessidade. Temos uma oportunidade de usar o ensino doméstico como uma forma de fazer avançar a aprendizagem digital como parte permanente da formação no futuro.

Sala de aula digital

Estar em rede através do email, aplicações como a Moodle, chats ao vivo ou plataformas das escolas permite que professores e estudantes estejam em contacto. Uma vez online, os estudantes têm não só acesso a tarefas e sumários dos materiais de ensino, como a um canal de comunicação direta com professores e colegas através de videoconferência. Dessa forma, os professores podem garantir que as matérias são transmitidas.

Além disso, faz sentido tirar partido dos numerosos materiais de ensino disponíveis online para oferecer o melhor apoio possível ao processo de aprendizagem. Existem muitos websites destinados a este fim, providenciando exercícios auxiliares para todos os níveis e escalões etários como maneira de suplemento ao ano letivo.

Aprendizagem de sucesso com diversão, jogos e não só

Muitos já sabem que aprendemos melhor quando nos estamos a divertir. Mas a ligação entre a diversão e o ensino doméstico não é necessariamente óbvia para todos. A aprendizagem digital, mais do que qualquer outro método, oferece uma variedade de formas divertidas de introduzir e aprofundar matérias. Com videojogos é possível estudar uma língua estrangeira, e outras aplicações ajudam a desenvolve competências em matemática. Módulos de e-learning auxiliam o processo de aprendizagem, muitas vezes com apoio de conteúdos multimédia. Conteúdos como aqueles disponibilizados pela Escola Virtual e LeYa oferecem vários recursos para ensino à distância. Em Portugal fala-se inclusive na possibilidade de uma nova telescola para alunos até ao terceiro ciclo. Fontes não faltam para continuar os estudos. A dificuldade pode mesmo ser escolher!

O que os encarregados de educação têm de considerar

Aprender a usar os meios digitais é essencial. A ideia não é apenas dominar a tecnologia, mas sobretudo aprender a usar os meios digitais de forma responsável. No caso das crianças pequenas, o uso supervisionado da Internet e outras fontes digitais é a melhor solução, tanto para o seu processo de aprendizagem, como para saber que conteúdos estão a ser consumidos. Raramente é possível controlar a utilização destes recursos pelas crianças em todos os momentos, é verdade. Nestes casos, pode optar por medidas preventivas como configurações de blacklist no router, para que a Internet fique mais segura. E para evitar um consumo de conteúdos excessivo, ajuda estabelecer restrições de tempo.

Confiar na devolo para a configuração tecnológica perfeita

Quer a sua Internet seja usada para aprender matemática, live chatting com professores ou videoconferência com outros colegas para comparar resultados dos trabalhos, ficará bem equipado para o ensino doméstico com o devolo Magic. Os adaptadores Magic têm tecnologia Powerline que oferece altas velocidades, e com a app Home Network poderá configurar várias regras de segurança com rapidez. As opções de aplicação flexíveis e instalação fácil garantem que tenha uma Internet rápida, estável e segura em toda a casa. Isto significa que poderá converter qualquer tomada elétrica no quarto da sua criança num ponto de acesso à Internet de alta velocidade, oferecendo aos mais novos meios digitais fundamentais para aprender bem e em segurança até ao regresso à escola e ao reencontro com colegas e professores em pessoa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos