Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

33% do comércio estará online em três anos
2020-01-06

33% das vendas no retalho em todo o mundo serão realizadas através do canal online, dentro de três anos, em comparação com os 20% que atualmente representam, de acordo com o “Relatório Adyen sobre Retail 2019”.

O relatório estabelece que a segurança, os meios disponíveis para pagar online e as ofertas personalizadas representam as três preocupações fundamentais dos retalhistas para 2020.

Em relação à segurança, dois em cada cinco consumidores inquiridos abandonaram uma compra porque o seu cartão foi injustamente rejeitado devido a suspeita de fraude. Além disso, um em cada cinco sofreu essa experiência quatro ou cinco vezes, o que representa uma perda total de 223,9 mil milhões de euros em todo o mundo, a cada ano. “Se considerarmos que 60% dos compradores admitem preferir o cartão de crédito ou débito para os seus pagamentos online, podemos concluir que os falsos positivos se tornaram a grande preocupação dos retalhistas, que não sofrem apenas uma perda de renda legítima, por esse motivo, mas também devem assumir uma erosão na lealdade dos seus compradores devido a essa rejeição imerecida”, explica Juan José Llorente, country manager da Adyen em Espanha.

49% dos retalhistas espanhóis afirmam estar muito preparados para detetar falsos positivos, um pouco abaixo de 50% no Reino Unido e 55% na Alemanha e Itália. Globalmente, os retalhistas mais bem preparados para detetar falsos positivos são os do Brasil, Estados Unidos e Canadá, com 62%, 61% e 60%, respetivamente.

Métodos de pagamento

Em relação aos métodos de pagamento, o relatório enfatiza que 53% dos compradores abandonaram uma compra online, nos últimos seis meses, por não conseguirem pagar com os seus meios de pagamento favoritos e isso aconteceu principalmente no sector da moda. Essas desistências significam perdas anuais de 240,7 mil milhões de euros em todo o mundo.

Os retalhistas estão cientes desse problema, pois 91% deles reconhecem que é muito importante oferecer aos consumidores os seus métodos de pagamento favoritos. No entanto, na prática, a maioria costuma oferecer apenas algumas opções além dos cartões de crédito ou débito. De facto, atualmente, apenas 42% dos retalhistas consideram importante para os seus negócios oferecer métodos de pagamento comuns para compradores estrangeiros.

O estudo indica também que metade dos compradores inquiridos ​​afirmam ter abandonado uma compra, nos últimos seis meses, por não terem opções de compra omnicanal, representando perdas mundiais de 219 mil milhões de euros.

Embora 46% dos consumidores digam que as propostas omnicanal os incentivariam a comprar mais, apenas 29% dos retalhistas oferecem a opção de comprar online e devolução nas lojas e apenas 32% permitem compras online e recolha nas lojas. “Os compradores adoram o comércio unificado, mesmo que não estejam cientes disso, e os retalhistas têm a oportunidade de melhorar as suas experiências de compra implementando tecnologias que lhes permitam aproveitar essa enorme oportunidade digital”, diz Jan Pieter Lips, Head of Unified Commerce Enablement de Adyen.

Todos os grupos de consumidores ainda gostam de comprar nas lojas físicas, “exceto a faixa etária dos 24 a 38 anos, que têm pouco tempo e sentem-se muito confortáveis ​​com os pagamentos digitais; para todos os outros, por outro lado, é necessário oferecer-lhes novas experiências, reinventando a loja física para oferecer o mesmo nível de conveniência e personalização do comércio online”, conclui.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos