Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Compras online: reclamações aumentam 27%
2019-11-26

O Portal da Queixa, enquanto influenciador de referência nacional em matéria de consumo e associado da iniciativa europeia #yourEUright - um projeto que informa os consumidores sobre os seus direitos quando compram na Internet -, alerta para o aumento do número de reclamações relativas às compras online: uma subida de 27% face a 2018. A pensar na Black Friday e no sentido contribuir para compras seguras e conscientes e para ajudar a evitar experiências de consumo negativas, a maior rede social de consumidores do país identifica os ‘7 Pecados Digitais para sobreviver à Black Friday 2019’. A equipa vai ainda estar postos com um “feed” na plataforma, dedicado às reclamações, atividades, notícias e temas sobre a Black Friday.

Entre 1 de janeiro de 2019 até 20 de novembro passado, a equipa de análise do Portal da Queixa registou um total de 9064 reclamações relativas a compras online, identificando um aumento de 27% face ao período homólogo, onde foram registadas 7120 reclamações. O Portal da Queixa recebe em média 30 reclamações por dia relacionadas com o comércio eletrónico.

A análise do Portal da Queixa permitiu identificar os principais setores mais reclamados e quais os principais motivos que estão na origem das reclamações registadas na sua plataforma:

Principais setores:

Tecnologia e eletrodomésticos (30%)

Viagens, turismo e lazer (17%)

Entrega ao domicílio de alimentação e outros (15%)

Compras de particular a particular (11%)

Supermercados online (9%)

Moda, vestuário e acessórios (8%)

Apostas online (5%)

Produtos para animais (3%)

Subscrições de serviços “on demand” (2%)

Principais motivos:

Falha e atraso de entrega (41%)

Burla (23%)

Apoio ao cliente (18%)

Pagamento (11%)

Devoluções e/ou troca (4%)

Envio de produto errado (3%)

Os dados estatísticos permitem concluir que, se é verdade que há, cada vez mais, consumidores a comprar online, também há mais queixas sobre comércio eletrónico, resultado que, para a equipa do Portal da Queixa, deve-se ainda ao desconhecimento recorrente dos consumidores em matéria de compras online e dos seus direitos. Deste modo, destaca-se a importância crescente do Portal da Queixa como meio de consulta e partilha de experiências, com vista a aumentar a literacia digital e promover os direitos dos consumidores na sequência, também, da sua participação na iniciativa da Comissão Europeia #yourEUright.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos