Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

APSEI alerta para medidas de segurança em superfícies comerciais
2019-11-20

O estudo levado a cabo pelo portal Black Friday Global1 mostrou que, em 2018, as vendas da “sexta feira negra” em Portugal foram mais 792% do que no resto do ano.

O mesmo estudo estima que, em 2019, cada português vai gastar, em média, cerca de 216€ em compras, o que se reflete em 3,2 produtos adquiridos por pessoa.

Se planeia atacar estes saldos, não se esqueça das medidas de segurança para garantir que tudo corre bem.

Dia 29 de novembro regressa a Black Friday, uma moda que parece ter vindo para Portugal para ficar, tendo cada vez mais pessoas atentas e preparadas a enfrentar multidões para conseguirem os melhores descontos. Segundo um estudo levado a cabo pelo portal Black Friday Global1, em Portugal, no ano passado, as vendas na Black Friday foram 792% superiores aos restantes dias do ano, e estima-se que, em 2019, cada português vá gastar uma média de 216€, adquirindo cerca de 3,2 produtos. De acordo com o mesmo estudo, as preferências dos portugueses recaem sobre o vestuário, o calçado, os cosméticos e perfumes, os produtos eletrónicos e tudo o que sirva como presente de Natal – que está já aí à porta.

De forma a garantir a segurança de todos, num dia que leva milhares de pessoas às grandes superfícies comerciais, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança apela ao bom senso dos cidadãos e relembra algumas medidas de segurança essenciais em espaços públicos.

Esteja a par das saídas de emergência

Dificilmente é a primeira coisa que pensamos quando chegamos a um centro comercial, mas a sua importância é indiscutível. Verifique onde é o ponto de encontro definido para o caso de o edifício ser evacuado e onde são as saídas de emergência, assinaladas por lei com a sinalética de emergência. Em caso de incêndio, não utilize o elevador.

Nunca atire objetos nocivos para o ar

Não é incomum que os ânimos se alterem nestes dias, especialmente quando existem cem pessoas para um produto. Mas, acima de tudo, mantenha a segurança. Não leve consigo objetos de vidro, pirotécnicos, incendiários, facas ou canivetes e tenha uma especial atenção aos chapéus de chuva. Não atire objetos para o ar, sob risco de se lesionar a si, ou ao próximo.

Não perca o sentido de cidadania

Se tiver dificuldades motoras, visuais ou auditivas, informe a organização do espaço. Por outro lado, se perto de si estiverem pessoas com necessidades especiais, não perca o sentido de cidadania e ajude-as, prestando-lhes uma atenção especial. Preços baixos não são desculpa para descurar a responsabilidade e a humanidade.

Não obstrua saídas de emergência

Com o escasso estacionamento para todas as pessoas que procuram aquele item especial a 50% de desconto, a tentação de deixar o carro onde não deve aumenta. Não obstrua vias de evacuação, portas de emergência ou outros equipamentos de segurança, tais como carreteis, extintores ou dispositivos de alarme, uma vez que devem estar sempre acessíveis em caso de incidentes.

Se a situação escalar, retire-se calmamente

Se sentir que uma situação está a evoluir para um pânico instalado, afaste-se do local o mais calma e ordeiramente possível, seguindo as indicações da sinalização de emergência. Colabore sempre com as autoridades e os responsáveis do espaço: lembre-se que os mesmos estão nos espaços públicos para que a sua segurança seja garantida.

Tenha uma atenção redobrada às crianças

Se levar uma ou mais crianças consigo à Black Friday, tenha uma atenção redobrada. Certifique-se que as mesmas têm uma placa informativa com o nome, o contacto telefónico e a sua identificação enquanto responsável, para prevenir algum desaparecimento que possa ocorrer devido à confusão.

Embora seja uma excelente oportunidade para garantir as melhores prendas de Natal ao mais baixo custo, a verdade é que nenhum bem merece colocar a sua segurança – ou a de outros – em risco. Nesta Black Friday conduza com segurança, visite os espaços comerciais de forma ordeira e responsável, e consiga as melhores ofertas ao mesmo tempo que mantém o civismo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos