Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

63% dos portugueses ponderam comprar no Black Friday este ano segundo dados da Google Portugal
2019-11-18

Faltam poucas semanas para um dos grandes momentos de comércio em Portugal que acontece no dia 29 de novembro, e que traz altas expectativas tanto para consumidores quanto para as marcas.

Mais de metade dos portugueses (63%) pondera, este ano, fazer compras no Black Friday segundo uma pesquisa realizada pela Google Portugal em julho deste ano, o que mostra que esta data está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses.

No ano passado, a semana do Black Friday em Novembro foi a semana do ano que registou o maior número de pesquisas no Google em Portugal, sendo a maioria realizada em dispositivos móveis o que mostra que a busca por oportunidades, ofertas e promoções pode acontecer a qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo.

O consumidor português é cada vez mais omnicanal ou seja tanto compra na loja online como na loja física - 64% dos consumidores ponderam comprar online, de acordo com o estudo da Google que envolveu mais de 5 mil pessoas. Apesar do vestuário e calçado e tecnologia concentrarem a maior parte das vendas no Black Friday os estudos mostram em Portugal há também uma intenção de compra de várias outras categorias: vestuário e calçado (55%), tecnologia (49%), perfumes e cosmética (24%), eletrodomésticos (21%), brinquedos (16%) e viagens (14%).

“Para vencer, é indispensável e crítico que as marcas comuniquem regularmente durante o mês de novembro. Os consumidores estão mais predispostos à informação das marcas e, por outro lado, as marcas procuram múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor. É uma época crítica e soluções de publicidade como os anúncios Masthead e Blast no YouTube, por exemplo, podem ser um aliado poderoso para atingir as grandes audiências que procuram oportunidades na Black Friday” explica Joana Bastos, Industry Manager na Google Portugal.

Joana destaca que “uma presença forte na Pesquisa do Google também é naturalmente importante nesta fase do ano já que cada busca de produto reflete uma necessidade ou uma intenção de compra, sendo, por isso, um momento crítico para as marcas captarem um novo cliente ou concretizarem uma venda.”

Masthead - Esta solução de anúncio de vídeo é altamente apelativo já que ocupa toda a largura do YouTube na sua barra superior. Os anúncios Masthead podem ter também uma reprodução automática. Recentemente, o formato Masthead ficou também disponível para o ecrã da televisão. Desta forma, é possível a um anunciante chegar à sua audiência exactamente no momento em que abre a aplicação do YouTube na sua TV.

Blast - Outra estratégia que visa atingir o maior número possível de pessoas num curto espaço de tempo, neste caso recorrendo à combinação e coordenação de uma campanha digital em várias plataformas de publicidade da Google, incluindo o YouTube, e num curto espaço de tempo. Este tipo de campanhas é pensado em conjunto com as marcas de forma a ajustarem formatos e plataformas de acordo com o objectivo do anunciante.

Apesar do Black Friday ser um importante momento de consumo e relevante para a comunicação das marcas, ele é apenas o início. O consumo continua até ao Natal e com a Cyber Monday pelo meio que, ao longo dos anos, tem vindo a ganhar importância. Em Portugal, as pesquisas no Google por Cyber Monday crescem 56% a cada ano que passa. Para as marcas que comunicarem regularmente em Novembro no Black Friday, estes novos momentos de grande consumo são também geradores de novas oportunidades para as marcas.

“A Black Friday e a Cyber Monday não devem ser vistos como eventos isolados. O consumo continua até ao natal, e é importante continuar a comunicar: apostar em estratégias de audiências, de forma a procurar novos utilizadores com maior probabilidade de conversão e fazer retargeting aos utilizadores que visitaram website na Black Friday.” acrescenta Joana.

Dicas de como as marcas podem vencer nestes momentos de grande consumo que se aproximam:

Não encarar o Black Friday e a Cyber Monday como eventos isolados já que o consumo se mantém até meados de Dezembro.

Comunicar regularmente em novembro e momentos imediatamente seguintes.

Apostar em estratégias de audiências e procurar utilizadores com maior probabilidade de conversão.

Aproveitar as listas de utilizadores que visitaram ou compraram no website na Black Friday para fazer retargeting em Dezembro, comunicando o Natal.

Formatos de publicidade Masthead e Campanhas Blast no YouTube permitem chegar a grandes audiências e num curto espaço de tempo combinando diferentes plataformas de publicidade e estratégias comerciais.

Uma estratégia “always-on” é essencial para alcançar audiências sempre que necessário -- e não apenas quando existem campanhas no calendário. As marcas que desejam conquistar os seus consumidores devem observar e ouvir os seus clientes. Importante também é o facto de antecipar o que os consumidores querem e oferecerem os seus produtos de forma personalizada e integrada.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos