Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Assistente inteligente que facilita a formação de técnicos de manutenção de energia é a ideia australiana que vence na Web Summit
2019-11-07

A startup australiana Lexx, que desenvolveu um assistente inteligente que vai facilitar a formação de técnicos de manutenção de energia, é a vencedora da primeira edição do Starter Acceleration Program, o novo programa mundial para startups do setor da energia criado pela EDP. No pitch final, que se realizou esta quarta-feira na Web Summit, a Lexx foi distinguida com um prémio de 50 mil euros.

O software desenvolvido por esta startup australiana fornece informações aos técnicos de manutenção sobre os equipamentos com os quais trabalham e ajuda-os no desempenho das suas funções. Esta solução vai também ser utilizada na fase de formação destes técnicos, de forma a prepará-los para situações reais no terreno. Apesar de se ter especializado no setor aeronáutico, a Lexx está já a dar os primeiros passos junto de empresas do setor da energia, como a EDP.

“Estamos muito satisfeitos com os nove finalistas da 1ª edição deste programa, que este ano decidimos criar para conhecer mais e melhores startups de todo o mundo. Escolhemos a Lexx como o grande vencedor por apresentar uma solução que, no futuro, vai facilitar a manutenção de equipamentos como os que a EDP utiliza. Esta é também uma solução que pode ser utilizada noutras indústrias, desenvolvida por uma equipa que desde o início mostrou enorme dedicação e profissionalismo, o que torna a Lexx ainda mais interessante”, destaca Carla Pimenta, diretora de Empreendedorismo da EDP.

No pitch final do Starter Acceleration Program participaram nove startups de sete países (Austrália, Espanha, Grécia, Brasil, México, Estados Unidos da América e Reino Unido), perante centenas de pessoas que se juntaram num dos palcos da Web Summit para ouvir as ideias das equipas.

Além da oportunidade de participarem no pitch, estas startups tiveram ainda o seu espaço próprio, cedido pela EDP, no pavilhão 2 da Web Summit, para poderem expor as suas ideias e fazerem negócios com os participantes, durante os três dias do evento.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos