Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Como será o retalho em 2030?
2019-10-04

Em 2030, apenas 23% dos consumidores acreditam que farão todas as suas compras através da Internet, segundo um estudo levado a cabo pela Frost & Sullivan.

A grande maioria dos inquiridos continua a acreditar que continuará a frequentar as lojas físicas, porém, estas terão um aspeto distinto das atualmente existentes. A utilização de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual mudará completamente a experiência do consumidor no momento da compra. Por exemplo, será possível testar virtualmente os produtos e ver como ficam em distintos cenários.

O estudo considera que as lojas terão de adaptar os seus negócios às novas tendências tecnológicas para poder sobreviver a esta nova era de mudança, sendo a combinação da experiência de compra física e digital a chave do sucesso. As lojas físicas já não serão locais com produtos expostos, mas showrooms que oferecerão experiências imersivas e não disponíveis online.

A logística também passará por mudanças, com os robots a reporem o stock e a desempenharem cada vez mais tarefas.

Além disso, quase todos os pagamentos serão eletrónicos, com a ajuda de tecnologias de reconhecimento facial.

O estudo indica ainda a tendência para personalizar os produtos de acordo com as exigências do consumidor. A personalização invadirá também os serviços. “Para uma digitalização bem-sucedida da indústria, as lojas físicas e os serviços online não podem ser concorrentes, mas aliados que permitirão aos clientes ter experiências únicas no momento da compra”, indica o estudo.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos