Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
APED investe na sustentabilidade com redução das faturas em papel
2019-05-29

A APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição está a sensibilizar os seus associados para a redução das faturas em papel, desenvolvendo planos de digitalização e contribuindo, assim, para um consumo mais sustentável. Embora a legislação seja recente, o sector da distribuição mostra novamente o seu pioneirismo, desta vez em medidas que contribuem também para melhorar a relação com o Estado e os consumidores.

No universo dos associados da APED estima-se que sejam emitidas 1000 Milhões faturas/ano, o equivalente ao consumo de 1400 toneladas de papel.

A APED está convicta que ao promover a inovação e o uso da tecnologia de uma forma completamente inédita no país, contribui para a simplificação de processos. A APED pretende participar ativamente na monitorização desta medida e já tem agendada uma reunião de trabalho com o Ministério das Finanças onde terá oportunidade de sugerir novas medidas de simplificação em áreas relevantes para o sector.

A redução das faturas em papel reforça o empenho da Distribuição na desburocratização e é um exemplo do esforço de cooperação entre o sector e o Governo. A APED encara esta iniciativa como uma oportunidade e tudo fará para promover a adoção destas medidas pelas empresas associadas e acompanhar e monitorizar a sua aplicação.

“Tendo em conta que a adoção desta medida é facultativa e que a legislação é muito recente, e para a qual a APED contribuiu ativamente com sugestões de melhoria, há ainda várias questões a aperfeiçoar no que diz respeito à sua operacionalização, mas a inovação sempre foi um fator distintivo no setor da distribuição e estamos certos que os nossos associados responderão positivamente a mais este desafio”, afirma Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

A desmaterialização das faturas esteve em destaque num evento que decorreu esta manhã, na Sonae MC, um dos associados da APED, e que contou com a presença de Mário Centeno, Ministro das Finanças, António Mendonça Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Helena Borges, Diretora Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira e Isabel Barros, presidente da APED.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos