Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

SIBS lança portal de estatísticas sobre o consumo em Portugal
2019-05-20

A SIBS acaba de disponibilizar um novo Portal de Indicadores de Consumo que permite consultar mais de mil milhões de indicadores sobre o consumo em Portugal, acessíveis de forma simples, em diversos formatos, tais como gráficos, mapas e infografias.

Este portal complementa o lançamento do serviço SIBS Analytics. Com este serviço de Business Intelligence, as estatísticas SIBS passam a estar disponíveis nomeadamente para estudos académicos ou para suporte à formulação de decisões de negócio empresariais.

O Portal de Indicadores de Consumo (www.sibsanalytics.com) é baseado em informação recolhida através dos pagamentos eletrónicos e acesso a numerário processados pela SIBS, mas apresenta apenas dois anos de dados relativos de consumo.

Na apresentação da nova ferramenta à imprensa, conduzida por Maria Antónia Saldanha, diretora de Marca e Comunicação da SIBS, a responsável referiu que se trata “não de um repositório de dados estatísticos da SIBS, mas sim de uma representação da atualidade“.

A informação partilhada pela empresa sobre as operações realizadas em Portugal está, obrigatoriamente, restringida pelos parâmetros de atuação da própria SIBS, pelo que, ilustra a responsável, turistas que entrem em Portugal com dinheiro efetivo levantado no seu país de origem não vão estar representados.

A SIBS garante que estes dados partilhados através deste novo portal são “anonimizados, encriptados e seguros“. Proporciona, de forma macro, agregada e aproximada, uma visão 360 graus sobre o consumo e as características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal, através de um conjunto selecionado e representativo de dados relativos a operações de pagamentos eletrónicos e numerário.

Estes indicadores estão organizados por caracterização do consumo agregado (número e valor transacionado, de forma segmentada por sectores de atividade e geografia) e caracterização do consumidor português e estrangeiro em Portugal, por grupos de consumo e períodos de estadia, respetivamente.

Em paralelo, a SIBS lança também o novo serviço SIBS Analytics, orientado a empresas ou instituições, que passam a poder ter acesso a relatórios e análises customizados, baseados nos dados reais, agregados e despersonalizados, processados pela SIBS, informação relevante para suportar decisões de negócio. Através deste novo serviço, a SIBS reforça a sua contribuição às entidades que pretendam desenvolver a sua atividade com informação credível e atual. “O Portal de Indicadores de Consumo e o SIBS Analytics enquadram-se na estratégia da SIBS de inovação e de dinamização da economia digital em Portugal”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS. “O Portal de Indicadores de Consumo é uma plataforma inovadora que representa um melhor acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento. O SIBS Analytics, enquanto serviço inovador de Business Intelligence, reforça o posicionamento da SIBS como uma entidade parceira de referência das empresas e instituições em Portugal”.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos