A sustentabilidade é um conceito que tem vindo a conquistar cada vez mais importância no mercado dos bens de grande consumo. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer para que essa tendência seja visível no carrinho de compras. Segundo o relatório da Nielsen “Inovação com valores”, apenas 5% das inovações no sector incluem valores sustentáveis, exemplo do carácter 100% natural e orgânico dos produtos ou o respeito para com o meio ambiente.
Apesar disso, quando à sustentabilidade se encontram associadas outras vantagens do produto e da embalagem, tais como a conveniência, a facilidade de utilização e a eficácia, as probabilidades do consumidor optar pela marca em questão são multiplicadas por três.
O mesmo acontece quando se fala de embalagens. Uma das conclusões do estudo indica que, para 63% dos consumidores, a principal preocupação é que a embalagem seja capaz de proteger o produto. Já para 57% dos consumidores, a facilidade na abertura da embalagem e o facto desta ser reciclável e respeitar o meio ambiente são outros dos fatores que mais têm em conta. A conclusão é que a sustentabilidade é valorizada, desde que sejam asseguradas outras premissas relacionadas com a experiência de utilização do produto.
Comunicar uma história