Cinco dicas para reduzir os furtos no retalho: As melhores práticas para garantir a segurança da sua loja
A Gateway Portugal conhece profundamente as realidades dos retalhistas, os desafios que estes enfrentam diariamente e as implicações económicas que os furtos têm no final do mês. Com intenção de ajudar a melhorar os índices de proteção nos espaços comerciais, a equipa da Gateway reuniu cinco dicas essenciais mas que podem fazer toda a diferença.
1- Estude bem o layout da loja: se por um lado a segurança junto das caixas não deve ser remetida para segundo plano, já que é onde se encontra o dinheiro, a verdade é que todo espaço comercial está potencialmente vulnerável a roubos. Estude atentamente o desenho/layout da loja, identificando pontos de menor vigilância e zonas com produtos de menor dimensão e propensos a furtos. Faça um levantamento de possíveis “blind spots” para eliminar esse problema.
2- Formação é palavra de ordem: certifique-se de que os seus funcionários conhecem os procedimentos de segurança em caso de assalto ou furto. Existe um protocolo de comunicação entre os membros da equipa e as autoridades? Os colaboradores têm algum “código de alerta” que coloca todos mais atentos em situações de potencial furto?
3- Atenção redobrada na caixa: uma vez que é o local onde o dinheiro é armazenado, é natural que a zona das caixas mereça da sua parte uma atenção especial. Evite guardar elevados volumes de numerário na caixa, implementando um sistema SafePay da Gateway ou assegurando que o dinheiro é transportado periodicamente para outro local seguro. Além disso, assegure-se de que o colaborador responsável nunca deixa o posto de trabalho sem vigilância.
4- Reforce a segurança: avalie cuidadosamente a utilização de dispositivos de segurança que assegurem uma proteção eficiente dos equipamentos contra furtos mas que permitam uma livre exposição dos mesmos e o acesso livre a todas as suas funcionalidades. Soluções como Smart Locks ou soluções de security Display da Gateway são algumas das plataformas ao seu dispor e que permitem uma maior tranquilidade e uma superior experiência do cliente na loja.
5- Sistemas de videovigilância: como camada adicional de segurança, implemente um sistema de videovigilância que melhore os índices de proteção e que grave imagens para identificação de responsáveis por furtos. A série PanoVu da Gateway Portugal é um excelente exemplo de uma solução abrangente, capaz de facultar vídeo em alta definição e com invejáveis ângulos de visualização de 180º e 360º. Além disso, pode ser instalada em praticamente todas as tipologias de loja e permite a monitorização em simultâneo de vários “alvos” dentro da loja.