Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sonae IM investe na tecnológica CB4
2019-04-01

A Sonae IM acaba de investir na CB4 cuja a atividade se centra no desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora em loja e experiência do consumidor. A ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares foi liderada pela Octopus Ventures com a participação da Sonae IM e dos investidores existentes, Sequoia Capital e Pereg Ventures.

A Octopus Ventures é um dos maiores fundos de venture capital na Europa, com exits bem-sucedidos na Microsoft, Twitter, Amazon e Google. “Lê-se muito sobre gigantes do e-commerce, mas as vendas online contabilizam apenas 14% do retalho total,” referiu Eyal Rabinovich, Sócio na Octopus. “Existe uma enorme oportunidade para retalhistas que consigam proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus consumidores. A procura por tecnologias fáceis de integrar e utilizar com claro retorno sobre o investimento (ROI), nunca foi tão grande. Liderámos esta ronda, porque a CB4 tem um histórico sustentado de apoio a retalhistas nestas dimensões.”

O software da CB4 utiliza machine learning e algoritmos avançados com IA para identificar elevada procura local de produtos específicos. Quando um produto não vende nos níveis previstos, a CB4 envia um alerta para o gerente de loja, destacando a falha na execução e sugerindo soluções para resolução do problema. Os retalhistas que utilizam o software da CB4 observam um aumento de 0.5-2% em vendas, experiência de compra melhorada e aumento na disponibilidade de produtos.

“O que me impressionou na CB4 foi a escalabilidade do seu software e equipa,” disse Haim Sadger, membro do board na Sequoia Capital. “Não é apenas enterprise software. Temos visto a CB4 a acrescentar valor tanto em pequenas cadeias regionais como em retalhistas multinacionais com milhares de lojas. Com uma implementação em centenas de lojas em apenas alguns dias e com pré-requisitos de dados reduzidos e um ROI claro, a solução da CB4 está tem potencial para ser uma tecnologia disruptiva no mercado.”

Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, braço de investimento da Sonae especializado em tecnologias para retalho, tecnologias para telecomunicações e cibersegurança, acrescentou, “A CB4 tem uma equipa de topo, que desenvolveu uma tecnologia baseada em IA para apoiar retalhistas físicos a endereçar ineficiências operacionais, com impacto direto e mensurável em receitas”.

“É fantástico ter o apoio de investidores tão experientes e respeitados,” disse Yoni Benshaul, CEO da CB4. “Temos observado um crescimento extraordinário nos últimos anos, e temos visto alguns dos maiores retalhistas adotar com sucesso o nosso software para melhorar a sua execução em loja. Estamos empenhados nestas parcerias e vamos continuar a desenvolvê-las à medida que expandimos a nossa oferta de serviços e base de clientes.”

Sobre a CB4

A CB4 oferece um software patenteado para retalhistas físicos, com impacto em vendas líquidas até 2%, utilizando apenas dados das vendas. O software não necessita de qualquer hardware em loja e, para a maioria dos clientes, está em funcionamento após um dia de instalação. Fundada em Israel pelo Professor Irad Ben-Gal, responsável pelo laboratório de IA da Universidade de Tel Aviv e Presidente da CB4, e pelo Dr. Gonen Singer, Diretor Geral da subsidiaria israelita, a CB4 tem escritórios em Nova Iorque, Londres e Tel Aviv, e tem como investidores Octopus Ventures, Sonae IM, Sequoia Capital, e Pereg Ventures.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos