No comunicado dos resultados da Sonae destacam-se os resultados da Worten que registou um forte 4º trimestre de 2018 concluindo o ano com um volume de negócios total 1,1 mil milhões de euros, 7,6% acima do limiar dos mil milhões ultrapassado no final de 2017. Este desempenho foi impulsionado por um crescimento de LfL de vendas de 5,6% e por um crescimento de dois dígitos no comércio eletrónico (tanto em Portugal como em Espanha).
Apesar do comparável desafiante, o LfL foi de 5,6% no 4T18 com as vendas da Worten a atingirem 343 M€, representando um crescimento de 8,1% face ao 4T17, com uma importante contribuição do período da Black Friday. A rede de lojas aumentou em 17 unidades, atingindo um total de 257 lojas Worten na Península Ibérica, no final do ano. Esta expansão e o impacto da Black Friday levaram a que o EBITDA subjacente ficasse estável, situando-se nos 35 M€, com uma margem de 3,2%.
Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae, afirma em comunicado de imprensa: “2018 foi um ano de sucesso para a Sonae, que cresceu significativamente, melhorou rentabilidade e concluiu uma importante fase do seu desenvolvimento estratégico.
O volume de negócios consolidado atingiu os 6 mil milhões de euros (+8,1%), com o contributo positivo de todas as áreas, com destaque para a Sonae MC (+7,0%) e para a Worten (+7,6%) que apresentaram igualmente elevados crescimentos no mesmo universo de lojas."