Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

23.ª Conferência GfK- Produtos Smart, Premium e com performance elevada são a aposta do futuro
2019-03-19

Smart, Premium e Performance são as palavras mais associadas às tendências no retalho. Esta é uma das conclusões apresentadas, esta manhã, na 23.ª Conferência da GfK, que destacou a evolução dos bens tecnológicos, dos grandes e pequenos eletrodomésticos, do mercado da informática e da eletrónica de consumo em Portugal.

Em 2018, o mercado de Telecom cresceu 12% em Portugal, contrariando a tendência mundial. Este crescimento é alavancado, essencialmente, por produtos smart, premium e de elevada performance. Apesar da ligeira queda no número de telemóveis vendidos, verificou-se um aumento na venda de phablets e smartphones topo de gama, o que elevou o preço médio em mais de 11%. Neste tipo de produtos, as características mais procuradas são os ecrãs de grandes dimensões e as câmaras fotográficas de alta qualidade.

No mercado da informática, Portugal está alinhado com a tendência mundial e cresceu 4%. Computadores com processadores de alta performance, mas também computadores portáteis com design ultra fino, são os que se apresentam com um preço médio mais alto, mas ainda assim com as melhores taxas de crescimento no mercado. Também o fenómeno Gaming continua a estar presente no mundo da informática, embora os preços médios tenham registado uma ligeira queda face a 2017. Apesar de ser ainda um nicho do mercado, é a área que tem o preço médio de venda mais alto e com alto potencial de crescimento.

A Eletrónica de Consumo em Portugal contrariou a tendência negativa de 6% registada na Europa Ocidental, ao crescer 3% face a 2017. Os produtos ligados à Imagem reinam neste mercado e o facto de ser ter realizado o campeonato Mundial de Futebol na Rússia, contribuiu para o aumento das vendas de TVs (8% em valor e 9% em unidades).

Os dados analisados pela GfK mostram que o consumidor sente que merece “mimar-se” e que está disposto a gastar mais, para ter porventura menos, mas melhor. O Ultra HD está a funcionar como um dos grandes drivers do mercado de TV e cresceu 37% em valor face ao ano 2017, representando 61% do valor gasto em TV pelos consumidores portugueses.

Painéis de grande formato, novas tecnologias de ecrã e conectividade são algumas das características mais procuradas. E é pela conectividade que surgem os Voice Assistants, ainda que em Portugal o negócio comece agora a dar os primeiros passos devido à barreira linguística.

Os novos formatos de design e novas aplicações para os equipamentos, como ecrãs dobráveis e ultrafinos, novas tecnologias como o 5G ou o 8K, e a presença muito forte de formas de inteligência artificial e realidade virtual servirão como impulsionador de mercados.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos