Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony adiciona os televisores 8K HDR Full Array LED ultragrandes e OLED 4K HDR à gama da Série MASTER
2019-01-15

A Sony Europe anunciou o lançamento dos novos televisores 8K HDR Full Array LED ZG9 e OLED 4K HDR AG9 da Série MASTER. Os televisores da Série MASTER da Sony representam o auge da qualidade de imagem disponível para utilizadores domésticos e são capazes de exibir imagens que transmitem fielmente a visão dos seus criadores. A Série MASTER é o nome dado exclusivamente aos televisores topo de gama da Sony e oferece um nível de qualidade de imagem, cor, contraste e nitidez superior, que se aproxima ao de um ecrã de estilo profissional. Os televisores da Série MASTER incluem ainda o Modo Calibrado Netflix e o IMAX Enhanced, para garantir que os conteúdos são apresentados conforme previsto pelos seus criadores.

Ambos os modelos estão equipados com o Processador de Imagem X1™ Ultimate de última geração, para um nível de detalhe e contraste mais preciso. Apresentado no outono do ano passado, nos modelos inaugurais AF9 e ZF9 da Série MASTER, este processador desempenha um papel vital na reprodução de uma imagem de alta qualidade na Série MASTER. O Processador de Imagem X1 Ultimate possui um algoritmo único, especialmente desenvolvido para o 8K, que deteta e analisa de forma inteligente cada objeto presente na imagem, resultando num nível de detalhe e contraste excecional, para imagens mais realistas que representam com maior precisão a visão dos criadores. Um som de qualidade superior é também uma parte fundamental da experiência de visualização. Ambos os modelos ZG9 e AG9 incluem a nova tecnologia Sound-from-Picture Reality que reproduz fielmente a posição do som no ecrã, de modo a que, quando os atores estejam a falar, o som pareça sair diretamente da sua boca e não de uma coluna para a parte inferior do televisor.

Televisores ultragrandes ZG9

Os televisores de grandes dimensões estão a tornar-se cada vez mais populares e, com o modelo ZG9 de 85” e 98”, a Sony pretende otimizar a experiência de um grande ecrã em casa. Para oferecer uma qualidade de imagem superior nestes ecrãs ultragrandes, a Sony apresenta uma maior resolução com o seu primeiro televisor 8K HDR para os consumidores. Com o dobro das linhas horizontais e verticais, o 8K oferece 4 vezes mais píxeis que o 4K (ou 16 vezes superior à resolução do Full HD). Esta resolução superior resulta numa experiência de visualização mais imersiva, com imagens 8K que parecem incríveis vistas de perto e praticamente sem qualquer diferença entre píxeis.

Mas não é apenas a resolução que interessa. À medida que o tamanho dos ecrãs aumenta, o processador desempenha um papel ainda mais importante na apresentação de uma qualidade de imagem superior. Através de um algoritmo proprietário, o potente Processador de Imagem X1 Ultimate foi otimizado para suportar os 33 milhões de píxeis da resolução 8K. O mesmo processador permite ainda que a tecnologia recém-desenvolvida 8K X-Reality PRO realize o upscaling de qualquer conteúdo para uma qualidade de imagem próxima do 8K utilizando uma nova base de dados 8K dedicada, para um upscaling ainda mais preciso e detalhado. Com uma longa história e experiência no desenvolvimento de câmaras profissionais e monitores, a Sony reconhece que a precisão na elaboração de componentes delicados de processamento de sinal resulta numa diferença imediatamente visível em toda a imagem.

Além disso, foram desenvolvidas tecnologias 8K completamente novas e dedicadas para a série ZG9, incluindo a Backlight Master Drive com o escurecimento local de gama completa e a 8K X-tended Dynamic Range PRO. A tecnologia Backlight Master Drive na série ZG9 dispõe de módulos LED ultradensos que são controlados de forma independente, oferecendo um contraste sem precedentes com uma luminosidade incrível e negros profundos. Para tirar o máximo partido deste sistema de retroiluminação, a tecnologia 8K X-tended Dynamic Range PRO utiliza a energia armazenada para aumentar de forma inteligente a luminosidade em áreas que dela necessitem.

A posição precisa do som é outro fator importante a considerar, à medida que o tamanho dos televisores aumenta. Com base na experiência obtida a partir do Acoustic Surface Audio dos ecrãs OLED, a Sony expandiu o conceito ao televisor Full Array LED ZG9 com o Acoustic Multi-Audio. Para oferecer a melhor experiência Sound-from-Picture Reality, o novo Acoustic Multi-Audio no televisor ZG9 utiliza quatro colunas frontais; duas na parte inferior e duas na parte superior – para uma posição fiel do som. Os utilizadores ouvirão o som a sair do ecrã e não do local onde estão situadas as colunas. Além disso, o televisor ZG9 possui um Modo TV Centre Speaker para os utilizadores com uma configuração do tipo cinema em casa – o televisor torna-se na coluna central. Para uma maior otimização da experiência sonora, o televisor beneficia ainda de Dolby Atmos™1, que adiciona um campo sonoro amplo e rico. (1 Disponível através de uma futura atualização do software.)

O ZG9 dispõe ainda da tecnologia X-Wide Angle para assegurar que a imagem retém a sua qualidade e as suas verdadeiras cores, independentemente do ângulo de visualização, reduzindo as mudanças cromáticas ao visualizar o ecrã fora do eixo. Além disso, o X-Motion Clarity minimiza a desfocagem de movimento sem sacrificar o brilho do ecrã.

Televisores OLED AG9 topo de gama

O AG9 é o novo televisor OLED 4K HDR icónico da Sony, disponível nos modelos de 55”, 65” e 77”, com um design extremamente fino. As imagens ganham vida graças ao ângulo de visualização ultra-amplo, contraste preciso e negros intensos da tecnologia OLED. Os mais de 8 milhões de píxeis com autoiluminação são controlados de forma precisa e individual pelo Processador de Imagem X1 Ultimate. Além do processador, o AG9 possui a tecnologia Pixel Contrast Booster que proporciona mais cores e contraste nas áreas brilhantes. Consequentemente, este televisor oferece uma qualidade de imagem superior, semelhante à de um ecrã de nível profissional, apresentando as imagens e cores tal como são na realidade, conforme pretendido pelo seu criador. O processador melhora os conteúdos SD e HD para uma qualidade próxima do 4K HDR e reproduz os conteúdos 4K HDR com uma nitidez incrível.

A tecnologia Acoustic Surface Audio+ proporciona uma experiência sonora totalmente imersiva, com som proveniente do ecrã inteiro, para envolver os utilizadores em conteúdos de entretenimento emocionantes, oferecendo imagens e som em perfeita harmonia. Além disso, o Modo TV Centre Speaker permite utilizar o televisor como uma coluna central numa configuração tipo cinema em casa.

O AG9 é extremamente fino; quando instalado na parede com o sistema de montagem SU-WL8502, este televisor fica muito próximo da parede, a cerca de metade da distância do modelo anterior da Sony3. Adicionalmente, para oferecer a melhor posição de visualização e uma utilização flexível, o sistema SU-WL850 possui uma funcionalidade rotativa para que a posição do televisor possa ser ajustada conforme preferir. (2 Disponível separadamente. 3 Comparativamente com a série AF9, mediante a utilização de um sistema de montagem na parede compatível.)

Para a derradeira qualidade de imagem, o televisor AG9 associa o esplendor da nitidez 4K ao brilho, às cores e aos detalhes da gama dinâmica alta (HDR). As áreas anteriormente ocultas pelas sombras escuras e pela luz do sol estão agora repletas de nitidez e detalhes. E tal como a série ZG9, os televisores AG9 incluem o Modo Calibrado Netflix, IMAX Enhanced, Dolby Vision™ e Dolby Atmos™, para oferecer a experiência de visualização que o criador pretendia originalmente.

Os conteúdos IMAX Enhanced, incluindo uma seleção de êxitos de bilheteira mundiais da Sony Pictures Entertainment como VENOM, Spider-Man™: Homecoming e Jumanji: Welcome to the Jungle ("Jumanji: Bem-vindos à Selva"), estarão disponíveis em alguns modelos de televisores BRAVIA selecionados, através do serviço de streaming RakutenTV no final deste ano.

Experiência do utilizador

Ambos os televisores Full Array LED ZG9 e OLED AG9 dispõem da função Android TV da Sony, que suporta uma ampla variedade de apps do Google Play™, tais como YouTube™, Netflix, Prime Video e muitas mais (a disponibilidade varia consoante a região.) Para tornar o seu televisor e a sua casa ainda mais inteligentes, os dois dispõem também de Google Assistant integrado. Além disso, ambos os televisores possuem microfones integrados que libertam as mãos dos utilizadores. Basta falar para o seu televisor utilizando o Google Assistant e planear rapidamente o seu dia, descobrir conteúdos, ou reproduzir programas televisivos, filmes e muito mais. (A disponibilidade do Google Assistant depende da região.) Os televisores também funcionam com as principais colunas inteligentes, tais como as LF-S50G e SRS-XB501G da Sony, ou dispositivos Google Home ou Amazon Echo. Ao utilizar colunas inteligentes, os utilizadores podem controlar os seus televisores e reproduzir conteúdos por streaming utilizando simplesmente a sua voz – com mais funcionalidades brevemente disponíveis este ano.

Para uma experiência ainda mais intuitiva, um novo telecomando inteligente e fácil de controlar permite aos utilizadores controlar os seus dispositivos ligados, tais como boxes de televisão por cabo/satélite, leitores de Blu-ray Disc e consolas de jogos (os dispositivos suportados variam consoante a região), sem trocar de telecomando. A radiofrequência também foi adicionada ao telecomando inteligente, de modo a que o televisor possa ser controlado sem ter de apontar o telecomando na sua direção. A interface do utilizador recém-desenvolvida permite ainda um acesso fácil e rápido às suas apps e definições favoritas.

Adicionalmente, a Sony Europe anunciou que os televisores OLED 4K HDR AG8 , 4K HDR Full Array LED XG95/XG90, 4K HDR LED XG85 e Full HD HDR LED WG6 também estarão disponíveis em 2019.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos