Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

El Corte Inglés estabelece acordo global com o Alibaba
2018-12-03

O El Corte Inglés e o Grupo Alibaba assinaram um acordo de intenções para desenvolver uma estreita colaboração nas áreas do comércio a retalho e distribuição, serviços de cloud computing, inovação digital e pagamentos móveis.

O acordo agora assinado pretende tirar proveito dos respetivos pontos fortes e de diferentes unidades de negócios e empresas associadas, incluindo as plataformas Tmall, Alibaba Cloud, Alipay e AliExpress, no desenvolvimento das várias iniciativas. "Este acordo permitir-nos-á combinar o mundo físico e online, oferecendo a melhor experiência de compra ao cliente. Juntos, estamos a escrever o futuro e a posicionar-nos na vanguarda da tecnologia e do comércio. O El Corte Inglés tem grandes armazéns nas melhores localizações das principais cidades espanholas e portuguesas e conta com a confiança dos consumidores. Isso, juntamente com a tecnologia Alibaba, permitir-nos-á oferecer uma proposta de valor imbatível", afirma Víctor del Pozo, CEO do El Corte Inglés.

Como parte deste acordo global, impulsionado pela transformação digital, o El Corte Inglés e o Alibaba concordaram em explorar uma série de oportunidades de colaboração, a fim de melhorar as respetivas propostas omnicanal e aproveitar o melhor do mundo físico e online. Ambas as empresas poderão colaborar em diferentes projetos de comércio global, computação e pagamentos, bem como aproveitar as lojas e infraestruturas físicas.

No âmbito do cloud computing, o El Corte Inglés terá a oportunidade de aceder um conjunto abrangente de soluções tecnológicas fornecidas pela Alibaba Cloud, a área de computação em nuvem do Alibaba Group, que inclui análise Big Data para a tomada de decisões de negócio em tempo real e ferramentas de inteligência artificial que oferecem a personalização da oferta, para um melhor atendimento ao cliente.

Já no âmbito do comércio, o El Corte Inglés terá a oportunidade de aproveitar as plataformas B2C da Alibaba, incluindo Tmall e AliExpress, para oferecer aos utilizadores do grupo chinêsem todo o mundo as suas marcas e produtos, incluindo as marcas próprias. O objetivo final será permitir que os utilizadores do Alibaba acedam uma ampla gama de grandes marcas espanholas e internacionais vendidas nas lojas El Corte Inglés, incluindo a possibilidade de introduzir novos produtos feitos em Espanha.

Por outro lado, o AliExpress poderá desenvolver espaços físicos nos centros comerciais do El Corte Inglés, que permitam recriar novas experiências de compra, bem como divulgar os mais recentes produtos lançados na plataforma.

Ambas as empresas também se propuseram a trabalhar no uso dos canais de infraestrutura e logística. Nesse sentido, o Alibaba poderá beneficiar dos conhecimentos e capacidades logísticas da empresa espanhola e usar os seus centros físicos como pontos de recolha para compras online.

Em março passado, o El Corte Inglés tinha já assinando um acordo com a Alipay, a plataforma de pagamentos móveis operada pela Ant Financial, uma empresa associada ao Grupo Alibaba, para tornar as compras mais fáceis e seguras para os turistas chineses. Com esta nova parceria, aquele acordo sai reforçado com novas iniciativas conjuntas a serem desenvolvidas, para criar novas experiências de compras para os turistas chineses. "Estamos muito satisfeitos por ter assinado esta carta de intenções com um grupo de distribuição líder no mercado internacional, como o El Corte Inglés, que envolve quatro das nossas unidades de negócio. Esperamos unir forças para oferecer aos consumidores na China e em todo o mundo os melhores produtos e experiências. Como uma empresa global de tecnologia, a transformação digital e a inovação em todos os campos são os impulsionadores fundamentais da missão do Alibaba de facilitar os negócios em qualquer lugar, com o objetivo de atender melhor os nossos clientes em todo o mundo, hoje e no futuro. Portanto, estamos confiantes de que a experiência e as habilidades fornecidas por ambas as empresas gerarão valor e oportunidades únicos, à medida que a cooperação se concretizar", conclui Rodrigo Cipriani Foresio, diretor do Grupo Alibaba para a Espanha, Itália, Portugal e Grécia.

PUB
Capa da Revista



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos