Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Natal e época de compras à porta: dicas para os retalhistas portugueses antes da época festiva
2018-11-26

Como destacar-se da multidão durante a época festiva que se aproxima e que é sempre muito competitiva? Dando aos consumidores de hoje - centrados primeiro no mobile - a assistência e ajuda de que necessitam nas suas compras.

Metade das visitas a um website são abandonadas se o website mobile demorar mais de 3 segundos a carregar. Por isso, caso não esteja preparado para chegar a pessoas em movimento e em qualquer lugar já estará a perder.

De acordo com Fionnuala Meehan, VP EMEA, Google Marketing Solutions, ser o primeiro a partir dos blocos de partida é apenas o início de tudo. “Mais de ⅔ dos shoppers que procuram inspiração começam no Google, por isso ter os seus anúncios alusivos à época a funcionar é um excelente primeiro passo” explica Fionnuala Meehan, “mas com tanta concorrência a lutar pela atenção dos shoppers, os retalhistas mais bem sucedidos são, muitas vezes, aqueles que melhor prevêem a procura, compreendem a mentalidade dos shoppers e são capazes de pensar para além do óbvio.”

Com isto em mente, eis algumas ideias de como melhorar as suas hipóteses de se ligar com os shoppers desta época do ano que se aproxima e tornar a época em algo memorável.

1) Shoppers estão a visitar lojas com maior intenção

As pessoas podem continuar a comprar nas lojas mas estão a pesquisar antes nos seus smartphones para garantirem que vale a pena a viagem. Em Portugal, a pesquisa mobile para “onde comprar” cresceram 188%, só nos últimos dois anos.

Estudos mostram que as pessoas que recorreram à pesquisa antes da compra olharam para detalhes sobre a loja em si, como a localização ou a proximidade. Assistimos a um crescimento de 920% nas pesquisas mobile em Portugal por termos como “próximo de mim” ou “aberto agora” durante este período.

Entretanto, as pesquisas pelo termo ‘próximo de mim’ cresceram 4,5x na pesquisa Google e mais de 6x no Google Maps em mobile na zona EMEA.

2) Coloque-se no lugar dos shoppers

Embora as pesquisas por itens essenciais como papel de embrulho disparam, sem surpresas, nesta época, geralmente, são os produtos menos óbvios que escapam do radar dos retalhistas.

.

Por exemplo, pesquisas por “pastilhas de indigestão” sobem no dia 3 de Dezembro até atingirem o seu pico três semanas mais tarde.

Da mesma forma, as pesquisas por “pilhas” aumentam a partir de Dezembro, e em seguida voltam a subir entre 24 e 30 de Dezembro.

Volte a olhar para as suas keywords e ajuste os seus anúncios às datas em que a procura por certos produtos é maior.

3) Toda a gente quer inspiração

Shoppers recorrem à pesquisa antes de se dirigirem a uma loja quando não têm um produto ou uma marca em mente. Em Portugal, as pesquisas mobile para encontrarem melhor “marca” ou a “marca” ideal cresceram 187% nos últimos 2 anos (por exemplo: a melhor marca de shampoo ou melhor marca de ténis').

Retalhistas podem acrescentar valor aos consumidores ao anteciparem as necessidades e disponibilizando produtos e serviços em conjunto. Em Portugal, as pesquisas mobile por “listas de compras” e 'checklists' aumentaram 311% ao longo dos últimos 2 anos (por exemplo, lista de compras para recém nascidos, lista de compras para casa nova, checklist para acampamentos, etc).

4) Mostre às pessoas o que há na loja. Literalmente.

Conhece aquela sensação quando está prestes a clicar no botão “comprar” mas não tem a certeza se o produto está em stock e se ele irá chegar a tempo? Bem, trata-se de uma frustração idêntica partilhada também por muitos shoppers nesta altura do ano.

41% dos shoppers dizem que as lojas deveriam fazer mais e partilharem os seus níveis de inventário. Se possível, eleve os níveis de stock no seu website e proceda a actualizações regulares de modo a que os consumidores possam fazer encomendas com toda a confiança.

5) Personalize a experiência

Nesta época, os shoppers não esperam só poderem fazer as suas pesquisas e encontrarem as suas respostas enquanto estão em movimento. Eles esperam também respostas ajustadas às suas necessidades específicas.

As pessoas estão a especificar para quem procuram presentes - sejam “presentes para colegas de trabalho” ou “presentes para cabeleireiros” - com expectativa de assim obterem resultados mais relevantes para as suas necessidades.

As pesquisas mobile por ‘presentes’ cresceram 149% em Portugal nos últimos 2 anos.

6) Não se esqueça dos compradores de última hora

Actualmente, os consumidores impacientes, e cada vez mais capacitados, esperam poder fazer uma compra simples até ao final da época festiva.

Pesquisas por “Aberto agora” cresceram 6x no mobile desde 2016

Pesquisas “Entrega no mesmo dia” cresceram 200% no mobile nos últimos 2 anos

Quase um em cada três shoppers on-line na Europa planeiam fazer as compras de Natal em Novembro, se não antes.

Num mundo cada vez mais centrado no mobile, recomendamos vivamente que considere a possibilidade um website para dispositivos móveis caso não tenha ainda um e garanta que ele é rápido!.

Com o Natal à porta, é chegado o tempo para os retalhistas on-line verificarem se estão prontos para a corrida que se aproxima.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos