Entre os utilizadores de redes sociais, as mulheres, os mais jovens, os residentes no Grande Porto e os que pertencem às classes média baixa e baixa são quem mais refere ser fãs ou seguir empresas/marcas nas redes sociais. Esta é uma das conclusões do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest.
A marca que mais utilizadores disseram seguir nas redes sociais foi a Nike. Continente e Zara estiveram também entre as mais referidas.
Entre os motivos pelos quais são fãs da marca ou a seguem nas redes sociais, está o do facto de se gostar da marca, referido por 28,4%, e o poder estar a par das novidades, uma referência dada por 22,2% dos seguidores de marcas nas redes sociais. A vontade de querer estar informado/atualizado e o interesse pela área estão também entre as razões mais apontadas (20,7% e 14,8%, respetivamente).
Os resultados deste estudo indicam ainda que 90% dos utilizadores que seguem marcas/empresas nas redes sociais fazem-no no Facebook, 38% no Instagram e 11% no Youtube. O Instagram é a rede que mais cresce para seguir empresas/marcas, aumentando 15 vezes face a 2013. As referências ao LinkedIn também quase duplicaram no mesmo período.