Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

ERP Portugal e a Novo Verde assinam protocolo com Comunidade Intermunicipal do Oeste.
2018-10-23

A ERP Portugal e a Novo Verde (entidades gestoras de resíduos) assinaram um protocolo de Prevenção, Sensibilização, Comunicação e Educação ambiental com a OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste).

A celebração do protocolo foi anunciada no workshop ‘Economia circular nas compras públicas’ que decorreu no dia 19 de outubro, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche. O programa contou as intervenções das Câmaras Municipais de Peniche e de Torres Vedras, da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Novo Verde-Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-Geral das Atividades Económicas e, ainda, da Coimbra Engineering Academy & Traffic Psychology International.

Nesta sessão foram discutidos temas como os ‘Plásticos na Economia Circular’, ‘Mobilidade e Cidades Sustentáveis’, ‘O contributo dos Acordos-Quadro para a ENCPE (Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas) 2020’, ‘O Rótulo Ecológico’, ‘Critérios de circularidade nas Compras Públicas’ e ‘Economia circular nos Resíduos’, por Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e ERP Portugal.

Com esta parceria, ativa até ao final de 2021, as entidades gestoras de resíduos pretendem consciencializar e sensibilizar cidadãos, empresas, escolas, canal HORECA (especial destaque para o alojamento local) e os 12 Municípios do Oeste, sobre a importância da reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas usadas e embalagens e, consequentemente, motivar e promover comportamentos ambientalmente responsáveis.

Para Ricardo Neto, Presidente das entidades gestoras visadas, “Com a assinatura deste protocolo, pretendemos desempenhar um papel essencial na sensibilização e educação dos diversos grupos-alvo no que respeita a comportamentos sustentáveis, numa ótica pluridisciplinar e transversal a diferentes setores da sociedade. O contributo ativo e integrado de todos os agentes é a chave para conseguirmos fazer a diferença. Esta parceria com a OesteCIM traduz a nossa estratégia em ambas as vertentes complementares da prevenção, e da sensibilização, comunicação e educação.”

Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM conclui, “A OesteCIM tem apostado afincadamente em diversas iniciativas de incentivo à implementação do conceito economia circular no seio do quotidiano dos cidadãos, empresas e entidades. Os 12 Municípios que integram a nossa região apresentam um potencial bastante significativo de introdução e reforço de boas práticas ambientais, por sua vez, traduzidas em vantagens económicas e sociais. A parceria celebrada com a ERP Portugal e a Novo Verde, marca a partilha visões, metas e filosofia de atividade, cujo eixo se centra na formação dos cidadãos.”

A celebração deste protocolo coincide com a etapa do circuito mundial de surf, que começou no dia 16 de outubro, na praia dos Supertubos, onde têm estado a decorrer iniciativas de ativação de comportamentos ambientais, levadas a cabo pelas entidades gestoras em parceria com a OesteCIM.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos