Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Aumenta a propensão para comprar em Portugal- Dados GfK segundo trimestre de 2018
2018-07-19

O clima de consumo entre os consumidores europeus apresentou uma ligeira melhoria no segundo trimestre de 2018, segundo os resultados do estudo "Clima de Consumo na Europa" da GfK relativos ao segundo trimestre de 2018.

Em junho, o indicador da GfK sobre o clima de consumo nos 28 estados da UE atingiu os 23,2 pontos, o que o coloca 2,6 pontos acima do número de março. Trata-se do nível mais alto desde novembro de 2007. A média de propensão para comprar na UE baixou ligeiramente, embora a propensão para poupar também tenha baixado, disponibilizando mais dinheiro para o consumo.

Em Portugal, no segundo trimestre de 2018, as expetativas económicas dos consumidores portugueses baixaram ligeiramente. Em comparação com o mês de março, o indicador teve uma queda de 6,8 pontos para os 25,5 pontos em junho. Trata-se do nível mais baixo desde fevereiro de 2017. Por outro lado, as expetativas de rendimento subiram ligeiramente e atingiram os 31,7 pontos, o que corresponde a um aumento de 2,7 pontos em comparação com o mês de março. A propensão para comprar dos consumidores portugueses também melhorou. Com 13,8 pontos em junho, encontrava-se 3,1 pontos acima do número de março.

Os consumidores avaliaram as perspetivas económicas em média na UE como menos positivas do que no início do ano. A previsão económica atingiu os 7,1 pontos em junho. Trata-se de um decréscimo óbvio em comparação com os 15 pontos atingidos em março. O nível de confiança no desenvolvimento económico, especialmente na Alemanha, em França e na Bélgica, diminuiu significativamente. Em contraste, os consumidores em Espanha e Itália viram a atividade económica doméstica de forma mais favorável.

As expetativas de rendimento mantiveram a sua base na média da UE, atingindo os 16,8 pontos em junho. Isto coloca-as 0,5 pontos acima do número de março. Em Espanha, na Eslovénia e na Grécia o indicador aumentou significativamente em comparação com o primeiro trimestre. Nestes países, os consumidores também avaliaram o desenvolvimento futuro dos seus salários com mais otimismo.

Em comparação com o primeiro trimestre, a propensão para comprar apresentou uma ligeira queda para os 17,6 pontos em junho. Trata-se de 2,1 pontos mais abaixo do que em março. Embora o indicador tenha tido uma queda de dois dígitos na Bulgária e em França, o mesmo apresentou uma melhoria na Eslovénia e em Espanha.

Apesar de uma ligeira queda na propensão para comprar, o "Clima de Consumo na Europa" da GfK na Europa subiu para os 23,2 pontos no segundo trimestre de 2018, dado que o cálculo da queda na propensão para poupar também é aqui tida em conta.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos