Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Electrão by AHP apoia Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais
2018-07-16

No passado dia 27 de junho decorreu no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, a cerimónia do 5º aniversário do programa de responsabilidade social corporativa da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, denominado Programa HOSPES – durante o qual foram atribuídos os selos de Responsabilidade Social (WE SHARE) e Sustentabilidade Ambiental (WE CARE).

O Programa HOSPES tem como objetivo concentrar e articular numa rede gerida pela AHP, a nível nacional, a doação de bens e equipamentos usados dos hotéis associados desta associação a IPSS protocoladas. O trabalho em rede promove a sustentabilidade da hotelaria e do turismo, agindo sobre os três pilares da sustentabilidade: social, económico e ambiental.

Após cinco anos, a AHP celebra a doação de mais de 48.000 bens a dezenas de instituições de solidariedade social, que equiparam casas e centros de apoio e chegaram a centenas de pessoas e suas famílias.

No âmbito desse evento aconteceu, ainda, a entrega de um contributo ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais, resultante da campanha Electrão by AHP, um protocolo estabelecido entre a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos – e a AHP.

Este projecto desafia os hotéis associados da AHP a serem local permanente de recolha de equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas usadas, sendo a quantidade recolhida convertida em apoio financeiro, a ser entregue a uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social – identificada pela AHP. A adesão à campanha torna os Associados elegíveis a receber o Selo de Sustentabilidade Ambiental WE CARE.

“O Electrão by AHP é mais uma campanha de sucesso e a continuidade da nossa missão de sensibilização. E para que este avanço não pare, contamos com o contributo de todos. Este tipo de medidas fazem a diferença no desenvolvimento sustentável e responsável de um setor com uma enorme importância como é o hoteleiro e o do turismo. Temos muito orgulho em poder contribuir, enquanto parceiros da AHP, para este grande Programa de Responsabilidade Social Corporativa da AHP”, refere Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3E.

Para Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, “o projeto Electrão by AHP é um dos eixos do nosso compromisso com a Sustentabilidade Ambiental, que é um dos vetores do Programa HOSPES, mas também toca a outra vertente – a Responsabilidade Social – quando o valor da quantidade recolhida reverte em apoio financeiro para uma IPSS. É com grande satisfação que vemos que um dos nossos parceiros, a AMB3E, também se associa a esta causa e mostrou o maior empenho em montar connosco um projeto que se inscreve também nos valores de responsabilidade social desta empresa. Depois, é impressionante ver os resultados obtidos com este projeto. Para já aderiram 62 hotéis associados da AHP e em apenas 8 meses, 19 hotéis entregaram perto de 6 toneladas de equipamento elétrico e eletrónico. O potencial de crescimento é enorme”.

O resultado pecuniário das cerca de 6 toneladas recolhidas, 100€ por tonelada, foi entregue, durante a cerimónia, ao Instituto da Imaculada para Pessoas com Necessidades Especiais pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e será convertido na aquisição de uma fotocopiadora multifunções de que esta instituição carece.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos