Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Media Markt e Fnac em aliança de compras
2018-05-15

A MediaMarktSaturn, detentora das insígnias Media Markt e Saturn, e a Fnac Darty, dona das cadeias Fnac e Darty, estão em negociações exclusivas para a criação de uma aliança de compras europeia.

A European Retail Alliance tem por objetivo "otimizar as parcerias com os fornecedores para melhorar a oferta ao cliente". A aliança irá contemplar, inicialmente, quatro domínios: acordos de parceria estratégica com os grandes fornecedores ao nível internacional, visando a otimização das compras; a criação de uma organização comum para as compras e acordos de licenças para as marcas próprias; colaboração em matéria de inovação, capitalizando a incubadora Retailtech Hub da MediaMarktSaturn, onde a Fnac Darty passará também a participar; e, finalmente, o co-desenvolvimento de ferramentas para melhorar o conhecimento sobre os clientes. Em 2019, o Retailtech Hub prevê lançar uma aceleradora de startups em França.

A aliança permitirá aos dois grupos propor aos clientes uma gama de produtos "alargada e exclusiva". Já os fornecedores terão acesso à maior base de clientes de eletrónica de consumo na Europa, segundo indicam ambos os grupos em comunicado. "Esta aliança é uma etapa decisiva com vista a revelar um potencial de criação de valor na nossa indústria. Estamos convencidos que a colaboração ao nível dos recursos e a partilha das competências complementares oferecerão vantagens aos clientes, aos fornecedores e, como é óbvio, aos membros da aliança. A MediaMarktSaturn e a Fnac Darty têm a mesma visão da evolução do sector e dos mercados e podemos aprender um com os outro", afirma Pieter Haas, CEO do MediaMarktSaturn Retail Group.

A prazo, a MediaMarktSaturn e a Fnac Darty querem que a European Retail Alliance seja aberta a outros retalhistas do sector. "A Fnac Darty provou a sua capacidade de enfrentar os novos desafios e a concorrência intensa do sector da distribuição, nomeadamente através da construção de parcerias com atores sólidos e que partilhem os nossos valores. No centro do nosso plano estratégico Confiance+ está a ambição de reforçar o nosso modelo de retalho como serviço, que assenta sobre a qualidade das nossas equipas e no aconselhamento dos nossos clientes, assim como no posicionamento como especialistas. A aliança que decidimos criar com a MediaMarktSaturn permitirá disponibilizar-lhes uma oferta ainda mais inovadora e a melhor experiência omnicanal da Europa, com o acesso aos melhores produtos e serviços. Partilhamos com a MediaMarktSaturn a mesma visão de evolução do sector e do mercado e sentimo-nos honrados de colaborar neste projeto criador de valor, que permitirá o desenvolvimento, a uma muito maior escala, da excelência operacional da Fnac Darty", reforça Enrique Martinez, diretor geral do Grupo Fnac Darty.

Os primeiros impactos, em termos financeiros, desta nova aliança entre retalhistas deverão começar a ser sentidos em 2019, com pleno efeito a partir de 2020.

Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos